Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Esfera Brasil promove debate sobre energia e oportunidades de investimento no Rio

Seminário Esfera RJ reúne os ministros Alexandre Silveira e Jader Filho, o governador Cláudio Castro, secretários e executivos em prol do desenvolvimento

Modo escuro

Seminário Esfera RJ reúne os ministros Alexandre Silveira e Jader Filho, o governador Cláudio Castro, secretários e executivos em prol do desenvolvimento fluminense (Cesar Okada/Getty Images)

Seminário Esfera RJ reúne os ministros Alexandre Silveira e Jader Filho, o governador Cláudio Castro, secretários e executivos em prol do desenvolvimento fluminense (Cesar Okada/Getty Images)

A Esfera Brasil vai reunir, no Rio de Janeiro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o das Cidades, Jader Filho, o governador Cláudio Castro (PL), secretários de governo e executivos para falar sobre desenvolvimento e oportunidades de negócios e investimentos no estado.

Depois de algumas adversidades, o Rio desponta novamente como mais um polo de investimentos no País. A produção industrial no estado está em crescimento, o turismo de negócios, em ascensão, e houve ainda alta de mais de 50% na vinda de americanos à capital fluminense, na comparação com 2022. O estado também foi escolhido para sediar a cúpula do G20 em 2024, que reúne as 20 maiores potências econômicas globais.

O governador Cláudio Castro disse à Esfera que a fase é de superação da grave crise fiscal, política e de segurança pública e momento para novos empreendimentos. “Hoje, estamos conseguindo mudar o cenário, tratando bem o empresário, diminuindo a carga tributária, melhorando a infraestrutura, para a gente poder crescer cada dia mais”, afirmou.

O secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, afirmou que é hora “da retomada do crescimento econômico e recuperação da segurança e dos investimentos”. Ele destacou a concessão do saneamento como parte importante do processo de mudança. “Um projeto que trouxe inúmeros benefícios, uma alavanca que está gerando melhorias no meio ambiente, valorização imobiliária e desenvolvimento”, acrescentou.

Veja também: Rio de Janeiro se torna novo polo de crescimento de serviços no País

Rio de Janeiro retoma grandes eventos e será sede do G20 em 2024

Governo do Rio investe mais de R$ 42 milhões em projetos de cultura só neste ano

Esfera RJ

O Seminário Esfera RJ terá dois momentos. Nesta quinta-feira, 15, no Palácio das Laranjeiras, haverá um jantar com o governador Cláudio Castro e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, para tratar do protagonismo que o Rio tem na questão das exportações.

Já na sexta, 16, serão quatro painéis no Copacabana Palace. Entre os assuntos em discussão estão as oportunidades de investimentos no Rio, com a desburocratização para abertura de novas empresas e o pacote de incentivos fiscais, o setor energético e a exploração de petróleo e gás natural do pré-sal, infraestrutura e habitação, também a relação entre os três poderes e a importância da harmonia para o desenvolvimento nacional.

Para a CEO da Esfera Brasil, Camila Camargo, é por meio do diálogo que a inovação surge, daí a importância de reunir representantes de governo, especialistas e a iniciativa privada em busca das melhores soluções. “O Rio de Janeiro está preparado para viabilizar o crescimento de suas empresas. O estado tem atraído novos negócios, mas ainda tem muito potencial a ser explorado, com a possibilidade de chegada de mais investimentos, inclusive estrangeiros”, ressaltou.

Além do governador e ministros, participam dos debates o secretário Nicola Miccione, o secretário de Energia e Economia do Mar do Rio, Hugo Leal, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Ricardo Cardozo, o vice-presidente de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre D'Ambrosio, o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia, o diretor-presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae), Aguinaldo Ballon, o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, e o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires.

Capital do petróleo e gás

Segundo o professor Adriano Pires, o Rio de Janeiro se consolidou como a capital do petróleo e da energia no Brasil, desde a descoberta da Bacia de Campos e do pré-sal na Bacia de Santos. Ele destaca que o início do descomissionamento de plataformas, que são as ações – ao término da vida útil do empreendimento – para a mitigação de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas, vai exigir um trabalho intenso, “com investimentos altos, e que pode ser feito por indústrias locais, o que ajudaria na geração de emprego”.

O Rio também é um grande produtor de gás natural. No ano que vem, segundo Pires, a rota três será inaugurada, com expectativa de trazer 18 milhões de metros cúbicos de gás pelo Complexo Petroquímico do Rio (Comperj). Já em 2026, a estimativa para o Campo de Pão de Açúcar será produzir entre 14 e 16 milhões metros cúbicos de gás “em um campo não associado a petróleo”.

Para o diretor do CBIE, “o Rio reúne todas as condições para atrair investimentos, tanto na área de petróleo como na de gás natural e ainda em fontes renováveis, como a energia solar, sem deixar de seguir a vantagem comparativa que é ser um estado grande produtor de petróleo e gás”.

Segundo o secretário Nicola Miccione, as pautas em discussão trarão impactos importantes por gerações. “O evento vai reunir um time de grandes articuladores e pessoas que buscam alavancar o Rio de Janeiro. Os painéis vão destacar os potenciais do mercado fluminense em áreas como energia, saneamento, habitação, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Com isso, o debate vai trazer bons desmembramentos e políticas em benefício da população”, enfatizou.

O seminário, que começa às 9h15 de sexta, terá transmissão online no Portal da Exame e no YouTube da Esfera Brasil.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Em Nova York, Lula aposta em reuniões bilaterais para viabilizar acordos comerciais
Esfera Brasil

Em Nova York, Lula aposta em reuniões bilaterais para viabilizar acordos comerciais

Há 2 dias
Eólica offshore pode ampliar em 3,6 vezes a capacidade de energia no Brasil, aponta estudo da CNI
Esfera Brasil

Eólica offshore pode ampliar em 3,6 vezes a capacidade de energia no Brasil, aponta estudo da CNI

Há 3 dias
Com tecnologia e inovação, EMS supera capacidade de produzir mais de 1 bilhão de remédios ao ano
Esfera Brasil

Com tecnologia e inovação, EMS supera capacidade de produzir mais de 1 bilhão de remédios ao ano

Há 4 dias
‘Favela não é só ambiente de carência, é um lugar também de potência’, diz Preto Zezé
Esfera Brasil

‘Favela não é só ambiente de carência, é um lugar também de potência’, diz Preto Zezé

Há 5 dias
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais