Economia

Marcos Troyjo é eleito presidente do banco dos Brics

A liderança do Banco de Desenvolvimento (NBD) nos próximos 5 anos será brasileira, conforme rodízio acertado entre os membros do bloco

Marcos Troyjo: o brasileiro será o segundo presidente do banco, que foi criado em 2014 e é atualmente comandado pelo indiano Kundapur Vaman Kamath (Washington Costa - SEPEC/ME/Flickr)

Marcos Troyjo: o brasileiro será o segundo presidente do banco, que foi criado em 2014 e é atualmente comandado pelo indiano Kundapur Vaman Kamath (Washington Costa - SEPEC/ME/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de maio de 2020 às 15h11.

Última atualização em 27 de maio de 2020 às 17h05.

O secretário especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, foi eleito presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A presidência do banco nos próximos cinco anos será brasileira, conforme rodízio acertado entre os membros. Indicado pelo governo brasileiro, Troyjo foi eleito por unanimidade pelo conselho de governadores do NDB e comandará o banco a partir de julho.

O brasileiro será o segundo presidente do banco, que foi criado em 2014 e é atualmente comandado pelo indiano Kundapur Vaman Kamath.

Troyjo é economista, cientista político e diplomata. Foi cofundador e diretor do BRICLab, centro de estudos sobre Brics na Universidade Columbia (EUA), onde é professor de economia e relações internacionais.

É o representante brasileiro em conselhos de organizações econômicas multilaterais, entre elas o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Comitê de Desenvolvimento do Banco Mundial.

Acompanhe tudo sobre:BricsMinistério da Economia

Mais de Economia

Maior campo offshore da China bate recorde de produção em 2025

Gleisi culpa Selic de 15% por aumento da dívida pública

Iberia investirá 6 bilhões de euros e Brasil está nos planos, diz diretora

Arrecadação federal chega R$ 226,7 bilhões em novembro e bate novo recorde