Economia

Controle da inflação é "compromisso", diz Miriam

Em apresentação a duas comissões do Congresso, Miriam disse que após o choque de alimentos do início do ano houve uma queda da inflação


	Miriam Belchior: ministra participa de reunião da Comissão Mista de Orçamento e da Comissão de Relações Exteriores da Câmara
 (Agência Brasil)

Miriam Belchior: ministra participa de reunião da Comissão Mista de Orçamento e da Comissão de Relações Exteriores da Câmara (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 16h18.

Brasília - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta quarta-feira, 25, que o controle da inflação é um "compromisso importantíssimo" da presidente Dilma Rousseff.

Em apresentação a duas comissões do Congresso, Miriam disse que após o choque de alimentos do início do ano houve uma queda da inflação.

A ministra disse que todos os indicadores recentes demonstraram uma retomada no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e foi sob esse contexto que foi montada a peça orçamentária de 2014.

O PIB para o ano que vem estimado pelo governo será de 4,5%. Ela destacou que o PIB nos últimos trimestres veio "muito superior" ao previsto no mercado.

A ministra que as despesas com os juros da dívida pública brasileira têm sido declinantes. Ela disse que tanto a redução da parcela da dívida como o alongamento do perfil têm levado a uma melhora no "perfil da dívida". Ela destacou que de 2002 a 2014 a dívida líquida do setor público caiu 44%.

"O déficit nominal não só está em queda, mas também está abaixo do gasto com investimento", afirmou a ministra. Ela disse que, dessa forma, o dinheiro está indo para os investimentos que, segundo ela, a partir do Programa de Aceleração do Crescimento, ultrapassa o gasto com a dívida, exceto no ano da crise econômica de 2009.

A ministra disse que com o programa Minha Casa, Minha Vida, o investimento é "praticamente o dobro do consumo das famílias". A ministra participa de reunião da Comissão Mista de Orçamento e da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaInflaçãoMiriam BelchiorPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega