Economia

China suspende importação de soja de quatro fornecedores brasileiros

Às vésperas da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, o governo chinês suspendeu a importação de soja de quatro fornecedores brasileiros. O motivo foi a contaminação das sementes por fungicida em parte dos carregamentos do produto. A missão brasileira, descrita por Lula como a "grande viagem do ano", será integrada […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h59.

Às vésperas da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, o governo chinês suspendeu a importação de soja de quatro fornecedores brasileiros. O motivo foi a contaminação das sementes por fungicida em parte dos carregamentos do produto. A missão brasileira, descrita por Lula como a "grande viagem do ano", será integrada por empresários e seis ministros, entre eles o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que embarcam no dia 19 de maio.

As empresas responsáveis pela exportação são Cargill Agrícola, Irmãos Trevisan, Bianchini e Noble Grain. De acordo com o governo chinês, a mistura de grãos e sementes tratadas com produtos químicos viola o regulamento sobre a qualidade da soja importada. A China é o maior comprador mundial de soja.

O carregamento contaminado com agroquímicos saiu do porto de Rio Grande (RS) no dia 12 de março e chegou no porto de Xiamen, no sul da China, no dia 18 de abril. Segundo noticiou a Agência Brasil, o governo brasileiro foi notificado sobre a identificação das substâncias químicas no final do mês passado. Desde então, o Ministério da Agricultura intensificou a fiscalização e suspendeu a emissão do certificado fitossanitário para a exportação de cargas identificadas com a mistura de grãos e sementes. Segundo o ministério, a semente tratada com agroquímico é destinada exclusivamente para o plantio e imprópria para o consumo humano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada