Ciência

Voo da Blue Origin com Capitão Kirk de 'Star Trek' pousa com sucesso

Com 90 anos, ator William Shatner acaba de virar homem mais velho a ir ao espaço; veja o que ele disse ao pousar

William Shatner sendo recebido por família, amigos e o CEO da Blue Origin, Jeff Bezos (Captura de tela/Exame)

William Shatner sendo recebido por família, amigos e o CEO da Blue Origin, Jeff Bezos (Captura de tela/Exame)

LP

Laura Pancini

Publicado em 13 de outubro de 2021 às 10h30.

Última atualização em 13 de outubro de 2021 às 12h30.

Depois do CEO Jeff Bezos ir até o espaço em julho com a Blue Origin, agora foi a vez do ator William Shatner. O famoso Capitão Kirk de Jornada nas Estrelas é o mais novo convidado da empresa espacial a embarcar na nave New Shepard.

O horário de decolagem foi remarcado diversas vezes por conta de interrupções na contagem, mas a New Shepard, veículo autônomo e reutilizável, decolou oficialmente às 11h50 no horário de Brasília.

Por volta de três minutos depois, os tripulantes alcançaram a Linha de Kárman, que marca a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço a uma altitude de 100 quilômetros em relação à Terra. É quando os passageiros podem sair de seus assentos e aproveitar a gravidade zero.

A nave não conta com câmeras ao vivo, mas foi possível escutar o que Shatner achou da falta de gravidade: "Isso é diferente de tudo que já vi". A descida amortizada por paraquedas aconteceu às 12h00.

Já no solo, Shatner teve uma conversa de 7 minutos com Jeff Bezos sobre o voo. "Você me deu a experiência mais profunda. Eu estou tão emocionado. Estou impressionado", disse ele ao CEO.

O ator estava claramente comovido com seus minutos no espaço. "Eu espero que eu nunca supere isso. Todo o mundo precisa ver e fazer isso."

Sobre a missão NS-18

A missão da Blue Origin estava originalmente programado para ontem, mas foi remarcado pelas condições do vento.

Junto com Shatner, estavam a bordo Chris Boshuizen, fundador da Planet Labs, uma companhia focada na observação da Terra, o microbiologista Glen de Vries e Audrey Powers, a primeira funcionária da Blue Origin a embarcar ao espaço.

Com 90 anos, Shatner se tornou o humano mais velho a ir ao espaço. Ele quebra o recorde de Wally Funk, pioneira da aviação de 82 anos, que esteve a bordo da missão com Bezos.

Problemas internos na Blue Origin

Em um painel durante a New York Comic Con na semana passada, Shatner disse que estava "aterrorizado" sobre a viagem. "Eu sei, eu sou o Capitão Kirk e estou aterrorizado!", brincou o ator. Depois, ele afirmou que estava "animado para embarcar em uma missão tão histórica".

Apesar da brincadeira, a Blue Origin foi alvo de críticas na última semana após um grupo de 21 atuais e ex-funcionários acusarem Jeff Bezos de sacrificar a segurança da empresa para vencer a corrida espacial contra Richard Branson, da Virgin Galactic, e Elon Musk, da SpaceX.

Em carta, o grupo afirmou que muitas das preocupações em volta da segurança dos foguetes Blue Origin foram ignoradas e que a empresa não segue as medidas de segurança adequadas.

A Blue Origin disse à CBS que investigaria as alegações, que também acusam o CEO de promover um ambiente de trabalho "tóxico e sexista".

  • Como a vida pós-vacina vai mudar a sua vida profissional? Assine a EXAME e entenda.
Acompanhe tudo sobre:AstronautasBlue OriginEspaçoEspaçonavesjeff-bezos

Mais de Ciência

Monte Everest cresce devido à erosão de rios, dizem pesquisadores

No Rio, Paes promete Ozempic nas clínicas da família em campanha de reeleição

FDA aprova novo tratamento para esquizofrenia após décadas de estagnação

Missão espacial chinesa planeja construir rede sem fio e geração de energia na Lua