Revista americana elege cientista de 15 anos como 1ª "criança do ano"

Gitanjali Rao inventou um dispositivo que consegue identificar a presença de chumbo na água, e um aplicativo que detecta cyberbullying

Gitanjali Rao é uma adolescente de 15 anos do Colorado, nos Estados Unidos, e também a primeira pessoa a ser eleita a "criança do ano" pela prestigiada revista americana Time. Apesar da pouca idade, Rao é uma cientista que, entre outras coisas, inventou um dispositivo que consegue identificar a presença de chumbo na água, e um aplicativo e extensão para o Google Chrome capaz de detectar cyberbullying.

Em entrevista à atriz Angelina Jolie, Rao afirmou que "se eu consigo fazer isso, qualquer pessoa também consegue". Sua extensão no Chrome, por exemplo, funciona da seguinte forma: batizado da Kindly, a plataforma consegue identificar qualquer fase de cyberbullying com base em Inteligência Artificial (IA).

Quer trabalhar na área de tecnologia? Venha aprender Data Science e Python com a EXAME Academy

"Eu comecei a fazer o código de algumas palavras que poderiam ser consideradas bullying, então meu serviço pegou essas palavras e identificou outras similares. Você digita uma frase ou palavra, e a extensão consegue determinar se isso pode ser considerado bullying, e dá a opção para que você edite ou mande a mensagem do jeito que ela está escrita. O objetivo não é punir. Como uma adolescente, eu sei que outras pessoas da minha idade tendem a se revoltar às vezes", disse ela à Jolie.

"Em vez disso, o app te dá uma chance de repensar sobre o que você está falando para que você saiba o que fazer da próxima vez", explicou.

Para Rao, o fato de ela ter conseguido chegar na posição que chegou sendo mulher e extremamente jovem pode servir de inspiração para outras pessoas como ela. "Eu não me pareço com a sua ideia típica de como um cientista deve ser. Todos os que aparecem na TV geralmente são mais velhos, geralmente homens brancos", disse.

"É estranho para mim que as pessoas tenham papéis esperados que elas cumpram por conta de seu gênero, de sua idade e da cor de sua pele. Meu objetivo nao é somente criar os meus dispositivos para resolver os problemas do mundo, mas também inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo", afirmou. "Da minha experiência, não é fácil quando você não vê ninguém como você."

Rao foi escolhida de uma extensa lista com outros 5.000 nomes, depois foi uma dos cinco finalistas --- até que ganhou a chance de aparecer na primeira capa de criança do ano por suas descobertas.

No ano passado, a ativista Greta Thunberg foi eleita "Pessoa do Ano" pela Time, aos 16 anos de idade, e se tornou a mais nova a ter o prestígio de aparecer na capa da publicação.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.