Acompanhe:

O que é o câncer de cólon, que matou Chadwick Boseman

Doença é a segunda maior causa de mortes nos Estados Unidos e tem afetado pessoas jovens cada vez mais

Modo escuro

Continua após a publicidade
Chadwick Boseman: ator morreu na sexta aos 43 anos por causa da doença (Gareth Cattermole / Equipe/Getty Images)

Chadwick Boseman: ator morreu na sexta aos 43 anos por causa da doença (Gareth Cattermole / Equipe/Getty Images)

T
Tamires Vitorio

Publicado em 31 de agosto de 2020 às, 16h59.

Última atualização em 31 de agosto de 2020 às, 17h07.

O autor Chadwick Boseman, que deu vida ao super-herói "Pantera Negra", da Marvel, faleceu na sexta-feira, 28, aos 43 anos de idade, vítima de um câncer de cólon. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 40.990 novos casos da doença são confirmados por ano no Brasil. Mas o que é, exatamente, o câncer que matou o "super-herói"?

Embora mais comum em pessoas acima de 50 anos, o câncer de cólon também afeta os mais jovens, por motivos ainda não identificados pela ciência. Entre os fatores de risco da doença estão excesso de peso corporal, alimentação não saudável, o consumo de carnes processadas (como salsichas, mortadela, linguiça, presunto, bacon, entre outros) e a ingestão excessiva de carne vermelha. O histórico familiar de outros tipos de câncer, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas também podem aumentar os riscos de um indivíduo possuir a doença.

Outras doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e a doença de Chron, também aumentam o risco do câncer de cólon. Segundo o Inca, doenças hereditárias, como polipose adenomatosa também influenciam no diagnóstico.

Nos Estados Unidos a incidência do câncer de cólon abaixou nos últimos anos, mas, apesar disso, é a segunda maior causa de mortes por câncer no país tanto em homens quanto em mulheres — com um crescimento anual de 2% em pessoas abaixo de 50 anos, como era o caso de Boseman, segundo um estudo feito pela Sociedade de Câncer Americana.

O Inca afirma que a doença tem mais incidência em homens do que em mulheres. Já a associação americana aponta que esse de câncer é mais comum em negros.

O câncer do cólon abrange tumores que se iniciam na parte do intestino grosso e no ânus, também é conhecido como câncer de intestino, reto ou colorretal. Segundo o Inca, é tratável na maioria dos casos e curável quando detectado precocemente e ainda não se espalhou para outros órgãos.

Existem duas formas para detectar o câncer. Ou por meio da investigação de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos de indivíduos com sinais e sintomas da doença ou com o uso de exames em assintomáticos, mas que pertencem a grupos de risco. Para encontrar o câncer de forma precoce são necessários dois exames principais: endoscopias e pesquisa de sangue nas fezes.

Entre os principais sugestivos do câncer estão: sangramento nas fezes, tumoração e dor abdominal, perda de peso e anemia, e mudança de hábito intestinal.

Wakanda Forever

Boseman teve seu diagnóstico em 2016 e a doença não se tornou pública até o momento de sua morte. Desde então, o ator estreou filmes como Pantera Negra, Crime sem Saída, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato, Marshall, entre outros. O último foi Destacamento Blood, do premiado diretor Spike Lee. 

A importância do ator, em especial na vida dos fãs de super-heróis, não foi pouca. Boseman deu vida ao primeiro super-herói negro com destaque da Marvel e, ao lado dos fãs, carregará para sempre o senso de missão cumprida de ter dado visibilidade e representatividade a um público marginalizado pelas histórias em geral, não só os quadrinhos.

“Um verdadeiro lutador, Chadwick perseverou por tudo, e trouxe a vocês muitos dos filmes que tanto amam. De Marshall: Igualdade e Justiça a Destacamento Blood, Ma Rainey’s Black Bottom de August Wilson e muitos mais, todos foram gravados durante e entre incontáveis cirurgias e quimioterapia. Foi a honra de sua carreira trazer à vida o rei T’Challa em Pantera Negra”, disse a nota divulgada em seu perfil no Twitter após sua morte.

Últimas Notícias

Ver mais
Pedro Herz, fundador da Livraria Cultura, morre aos 83 anos
seloNegócios

Pedro Herz, fundador da Livraria Cultura, morre aos 83 anos

Há 18 horas

Inundações e deslizamentos de terra deixam mais de 20 mortos em Papua Nova Guiné
Mundo

Inundações e deslizamentos de terra deixam mais de 20 mortos em Papua Nova Guiné

Há 23 horas

Morre Joana Neves, a medalhista paralímpica e campeã mundial conhecida como 'Peixinha', aos 37 anos
Esporte

Morre Joana Neves, a medalhista paralímpica e campeã mundial conhecida como 'Peixinha', aos 37 anos

Há um dia

Como a terapia genética mudou a vida dos pacientes com doença falciforme
Ciência

Como a terapia genética mudou a vida dos pacientes com doença falciforme

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais