Estudo mostra que novo coronavírus não foi criado em laboratório
Vírus é resultado de seleção natural, indica pesquisa feita por cientistas de três países
Lucas Agrela
Publicado em 18 de março de 2020 às 12h45.
Última atualização em 19 de março de 2020 às 21h30.
Se você acredita em teorias da conspiração, pode ficar aliviado. O novo coronavírus não foi criado em laboratório. Segundo um estudo científico feito por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido, e publicado na revista Nature Medicine , o vírus é resultado de evolução natural, sem engenharia humana.
A eficácia do vírus ao se ligar a células do corpo humano sugere que ele é resultado de seleção natural, segundo os pesquisadores.
“Ao comparar os dados disponíveis de sequenciamento de genoma das cadeias do vírus, podemos determinar com firmeza que o SARS-CoV-2 [como é chamado o novo coronavírus] foi originado a partir de processos naturais”, disse, em nota, Kristian Andersen, professor associado de imunologia e microbiologia do Scripps Research, centro americano de pesquisa médica sem fins lucrativos.
De acordo com a pesquisa, a estrutura molecular do novo coronavírus não seria algo feito em laboratório porque ela é muito diferente daquela vista em outras doenças do mesmo grupo. No entanto, ela tem semelhanças com vírus conhecidos que afetam morcegos e pangolins, que não seriam usados na engenheria genética.
Uma das possibilidades consideradas pela comunidade científica global é de que o novo coronavírus tenha evoluído em alguma espécie de animal (ainda não se sabe ao certo qual seria) e, então, ter feito a transição para o organismo humano.
Uma das teorias (inverídicas) de conspiração sobre o novo coronavírus era de que o vírus havia escapado de um laboratório de armas biológicas na China. Agora, a ciência mostra que, definitivamente, o coronavírus não é nada além de uma mutação, inerente aos vírus.
As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus
- Mapa mostra como o Brasil e o mundo estão lidando com o novo coronavírus;
- O que é a hidroxicloroquina, remédio promissor contra o novo coronavírus;
- Supercomputador da IBM identifica substâncias para conter coronavírus;
- As fake news sobre a epidemia que estão circulando pelo mundo;
- Saiba quais remédios têm ibuprofeno, não recomendado contra o coronavírus;
- Até 57%: os 100 fundos que mais perderam com a crise do coronavírus;
- Os cuidados que as empresas precisam ter com funcionários;
- Como limpar o celular para se proteger do coronavírus;
- Vai fazer home office por causa do coronavírus? Confira as dicas