Ciência

Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe

A infecção por coronavírus tem sintomas semelhantes aos da gripe e do resfriado

Criança com gripe: os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19 (iStock/Thinkstock)

Criança com gripe: os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19 (iStock/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 15 de março de 2020 às 12h29.

Última atualização em 16 de março de 2020 às 17h57.

O novo coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por causa dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil.

Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.

Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.

Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas.

 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDoençasEpidemiasMinistério da Saúde

Mais de Ciência

Após 100 anos, mistério por trás dos gatos laranja é desvendado e a descoberta intriga cientistas

Chuvas de meteoro e eclipses: confira o calendário astronômico de 2025

Orca é vista carregando seu filhote morto no Pacífico

China investe bilhões na recuperação de ecossistemas marinhos