Confira o vídeo da aurora austral (twitter/Reprodução)
Agência O Globo
Publicado em 18 de agosto de 2021 às 14h41.
O astronauta da ESA Thomas Pesquet, a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI, ou ISS na sigla em inglês) publicou um vídeo em sua rede social para mostrar a aurora austral (aurora australis), um dos mais belos fenômenos naturais do planeta. Aurora austral foi flagrada acima do sul do Oceano Índico entre a Ásia e a Antártida.
Em um trecho do post feito no twitter, Pesquet escreveu “Se você preferir entrar no fim de semana com calma, eu ofereço a você este timelapse de aurora australis.”
O display colorido em timelapse – que retrata a passagem de várias horas em apenas alguns segundos - é causado pelo forte vento solar que atinge o escudo magnético da Terra. A aurora é uma exibição cativante de luz no céu noturno.
As auroras boreal e austral – também chamadas de luzes do norte e luzes do sul – ocorrem nos polos norte e sul do nosso planeta. Elas aparecem como uma nuvem verde, que arentemente se cruza com o brilho da atmosfera da Terra.
Si vous préférez entrer calmement en weekend, je vous propose ce timelapse d'aurore australe 😉
.
Time to take it down a notch with this glide across our planet. Would I sign off without an aurora? 😉#MissionAlpha pic.twitter.com/Lch36dJ5TX— Thomas Pesquet (@Thom_astro) August 13, 2021