Tá com sede? Selecionamos cinco tipos de cerveja que combinam com o verão
Tem dias que o verão não passa batido. Para se refrescar, uma cerveja gelada cai bem, mas você sabe quais são os tipos mais adequados para os dias mais quentes?
Julia Storch
Publicado em 30 de janeiro de 2021 às 06h25.
Última atualização em 5 de fevereiro de 2021 às 15h00.
Com o crescimento das cervejas artesanais e as centenas de rótulos nas prateleiras dos supermercados, é comum surgirem dúvidas sobre qual é o estilo mais indicado para o verão. Por mais que as cervejas sejam sempre ligadas ao período mais quente do ano, existem rótulos que combinam mais com o inverno, com isso a sommelier da cervejaria Berggren, Camila Nassar, selecionou à Casual alguns tipos de cerveja que combinam com os dias mais quentes.
Witbier
Conhecida por ser a versão belga das cervejas de trigo, as Witbiers são famosas por serem leves e refrescantes. O estilo surgiu há mais de 400 anos, mas saiu de linha em 1950 e retornou graças ao cervejeiro belga Pierre Celi que, na cidade de Hoegaarden, retomou a produção e fez com que as Witbiers voltassem com força total. Além da semente de coentro, a Witbier é produzida com raspas da casca de laranja e limão, ingredientes que conferem um toque de criticidade à cerveja.
Session IPA
Existem diversas histórias sobre como surgiu a cerveja IPA (Indian Pale Ale). Uma diz que foi em 1822, na Inglaterra, nas mãos do cervejeiro George Hogson. No século 19, a Índia estava sob colonização inglesa, e para evitar que as cervejas estragassem nas longas viagens de navio ao oriente, Hogson aumentava a carga de lúpulo e o teor alcoólico da bebdida. Hoje em dia existem diversas variações da IPA, entre elas a Session IPA.
A Session IPA carrega as características do estilo IPA, porém, segue o conceito Session que contempla o corpo leve, refrescante e alta Drinkability. Uma explosão de aromas cítricos, provenientes da potência dos lúpulos americanos Citra e Mosaic, usados sem moderação no processo de Dry Hop (em que o lúpulo é adicionado à cerveja durante a etapa de fermentação, com o objetivo de potencializar os aromas).
Sour
Uma cerveja ácida. Um estilo bastante popular na Bélgica, mas que também conquistou os alemães, e recentemente os americanos e brasileiros. A Sour Tangerina é conhecida pela sua espuma cremosa e frisante. No aroma e sabor, a presença de notas de tangerina, o baixo amargor e uma acidez moderada dão o equilíbrio perfeito ao estilo. É uma cerveja bastante leve e refrescante e fácil de beber.
Hop Lager
As Lagers podem ser consideradas novas quando falamos sobre a história da cerveja, já que surgiram no final do século 14, mas só conquistaram espaço na primeira metade do século 19. A Hop Lager combina a refrescância presente na Lager com os aromas florais, cítricos e herbais das IPAs. Com corpo médio baixo, médio teor alcoólico e alta drinkability, é uma cerveja ideal para refrescar os dias quentes.
American Pale Ale
Para quem procura uma cerveja parecida com uma IPA, mas sem o alto teor alcoólico característico desse estilo, a American Pale Ale é uma boa opção. A APA é um estilo de cerveja que foi desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1980. A cerveja possui corpo médio e final levemente seco, tem alta drinkability e é a melhor opção para quem quer sair do óbvio. No aroma, o lúpulo surge em primeiro plano trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte.