Casual

Apresentado por FORD

Os motivos que fazem da Ford Ranger um sucesso no Brasil

A Ranger cresceu quase 60% e ultrapassou 30 mil unidades em 2024, alcançando recordes de vendas e participação. Para atender à demanda, a montadora vai aumentar a produção na Argentina

A nova Ford Ranger Raptor : 400 unidades vendidas em apenas 5 horas

A nova Ford Ranger Raptor : 400 unidades vendidas em apenas 5 horas

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 11h30.

Última atualização em 18 de dezembro de 2024 às 11h59.

Lançada no ano passado, a nova geração da Ranger redefiniu o mercado de picapes médias e teve grande aceitação do público brasileiro. O modelo cresceu quase 60% e somou mais de 30 mil unidades, registrando recordes históricos de vendas e participação em seus quase 30 anos de comercialização no Brasil. Para atender à demanda no Brasil e na América do Sul, a Ford já anunciou que vai aumentar em 15% a produção da picape na fábrica de Pacheco em 2025.

O grande destaque foi outubro, mês em que a Ranger atingiu o recorde histórico de 3.817 unidades vendidas, o maior volume desde seu lançamento, em 1994. Somente no fim de semana do dia 26, quando a montadora promoveu o “Dia Raça Forte”, dedicado ao test-drive de picapes nas cerca de 120 concessionárias da marca no Brasil, foram 868 unidades comercializadas.

A Ranger também liderou o segmento de picapes médias em sete estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Tocantins e Sergipe. Além disso, foi a picape média mais vendida nas versões intermediárias e topo de linha em novembro, com 26,7% de participação de mercado. A versão da picape voltada para o trabalho também se destacou, alcançando sua melhor participação na história, com 446 unidades vendidas.

“Estamos orgulhosos dos resultados que alcançamos com a Ranger, especialmente ao liderarmos as vendas com a versão topo de linha em 30% dos estados no Brasil”, comemora Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. “O crescimento nas vendas de janeiro a novembro, muito acima do avanço da indústria, reforça o sucesso da nossa estratégia e a confiança dos consumidores na qualidade e na inovação das nossas picapes.”

Os motivos que fazem da Ford Ranger um sucesso no Brasil

Reconhecida pela imprensa especializada com os prêmios mais importantes da indústria, como o Guia de EXAME Casual, que elegeu a Ford Ranger Raptor como o carro mais confiável acima de R$ 300 mil, a marca vem conquistando os consumidores brasileiros com sua robustez, pacote completo de tecnologias — incluindo atualizações over-the-air — e experiências que entregam conectividade e conveniência avançadas aos motoristas.

Um dos diferenciais é o alto desempenho do motor V6 que dá potência, força e agilidade às versões XLS, que têm motor 3.0 V6 turbodiesel, e às topos de linha XLT e Limited, com motor V6 3.0 diesel de 250 cv. A Ranger Raptor também vem com motor V6 biturbo GTDI gasolina de 397 cv. Desenvolvida pela Ford Performance, é a picape mais rápida e capaz do mercado em qualquer terreno.

Topo de linha, as versões XLT, Limited e Raptor, da Ranger, são as mais procuradas

Não à toa, as três versões topo de linha são as mais procuradas não só pela potência do motor, mas também pelo fato de serem equipadas com tecnologia de ponta, alta conectividade, materiais de qualidade e recursos exclusivos, atendendo aos consumidores que buscam um veículo robusto e sofisticado ao mesmo tempo.

“A Ranger redefiniu o segmento de picapes ao combinar potência, sofisticação e tecnologia de ponta. As versões topo de linha, como XLT, Limited e Raptor, entregam um desempenho excepcional com o motor V6, design moderno e robusto, e tecnologias avançadas, como conectividade que dá acesso a informações e comandos remotos, além de atualizações over-the-air”, destaca Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.

Ele se refere às atualizações de software “pelo ar” que proporcionam aos motoristas uma experiência mais personalizada e prática, mantendo a picape sempre atualizada. A picape ainda oferece um conjunto de tecnologias inédito na categoria, com piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, entre outros.

Em termos de design, a Ranger combina a tradição das picapes Raça Forte da Ford e elementos de inovação. Sua aparência imponente é complementada por um interior refinado e confortável, o que a torna ideal tanto para o trabalho quanto para o lazer. “É uma picape que atende tanto às demandas de trabalho quanto ao desejo por aventura e conforto, consolidando-se como referência no mercado”, diz Rossini.

Off-road com conforto

A preferência de quem é do agro pela Ford Ranger não é por acaso. A linha Raça Forte entrega robustez, alta capacidade off-road e confiabilidade, características essenciais para enfrentar os desafios do campo.

As versões equipadas com motor V6 Diesel, por exemplo, garantem potência de até 250 cv, torque de 61 kgfm e tração 4WD, proporcionando excelente desempenho em terrenos difíceis. Além disso, seus diferentes modos de condução e recursos inteligentes ampliam ainda mais a sua capacidade e desempenho para rodagem tanto na estrada quanto fora dela. A capacidade de carga e versatilidade, aliadas à conectividade e conforto, a tornam a parceira perfeita para produtores, empreendedores e profissionais do setor agropecuário.

A capacidade off-road da Raptor, por exemplo, é incomparável dentro do segmento, fazendo dela uma opção ideal para quem busca aventura e desempenho.

Aumento da produção

Diante da crescente demanda da Nova Ranger no Brasil e demais mercados da América do Sul, a Ford anunciou, em novembro, que vai aumentar a produção anual da picape na fábrica de Pacheco, na Argentina, para 70 mil unidades em 2025. Esse volume representa um incremento de 15% comparado a 2024 e de quase 30% em relação a 2023, ano de seu lançamento. Como parte dessa ampliação, serão contratados mais de 160 colaboradores diretos.

“Assim como no Brasil, a Nova Ranger também registra a maior participação de mercado da última década na Argentina, e nos demais mercados a história é semelhante. É um grande orgulho dizer que a aposta que fizemos em oferecer um produto completamente novo esteja obtendo esse nível de aceitação”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Casual

As maiores tendências de decoração para 2025

Carro mais vendido do Brasil em 2024: Fiat lidera emplacamentos com a Strada

Venda de veículos no Brasil cresce 15% em 2024, melhor número em 18 anos

10 tendências de relógios para ficar de olho em 2025