Reveja 6 sucessos da carreira de Nora Ephron
Roteirista de “Julie & Julia”,“Mens@gem pra você” e o clássico “Harry & Sally – Feitos um Para o Outro” morreu ontem, aos 71 anos
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2012 às 17h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h22.
São Paulo – Nora Ephron, roteirista e diretora de cinema americana, morreu ontem aos 71 anos, segundo o site TMZ. Nora sofria de leucemia . morreu aos 71 e anos. A roteirista era conhecida por suas comédias românticas e personagens femininas muito fortes, como Karen, a ativista anti-nuclear do filme “Silkwood – O Retrato de uma Coragem”, interpretada por Meryl Streep. Nora já foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Original três vezes por “Silkwood”, “Sintonia de Amor” e “Harry & Sally – Feitos um Para o Outro”. Seu último filme foi “Julie & Julia”, em 2009. A trama contou com Meryl Streep e Amy Adams nos papeis principais. Reveja os trailers dos maiores sucessos de Nora clicando nas imagens acima:
Com este filme Nora Ephron foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Original pela primeira vez. O filme rendeu mais quatro indicações: Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Atriz Coadjuvante (Cher) e Melhor Atriz (Meryl Streep). O drama baseado em fatos reais conta a história de Karen Silkwood (Meryl Streep), funcionária de uma empresa nuclear que luta por condições mais seguras no trabalho. Ela é contaminada propositalmente, torturada e depois assassinada por tentar divulgar fatos que os donos da empresa e o governo não queriam que fossem de conhecimento público. Cher conseguiu arrematar o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por interpretar Dolly, a amiga lésbica da protagonista que trabalha e divide a casa com Karen.
Neste filme de 1989, Meg Ryan e Billy Crystal interpretam Sally Albright e Harry Burns, um casal de amigos que após se formarem na faculdade viajam para Nova York. Lá, se encontram durante dez anos até descobrirem que estão apaixonados. O filme é considerado um dos clássicos do gênero da comédia romântica e o maior sucesso de Nora Ephron. “Harry e Sally” garantiram para Nora a sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
O filme lançado em 1993 rendeu para Nora a sua terceira indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Jonah (Ross Malinger) é filho de Sam(Tom Hanks), um viúvo abatido pela depressão. O garoto então telefona para o programa de rádio “Sleepless in Seattle”, dizendo que está em busca de uma nova namorada para o pai. Annie (Meg Ryan) escuta o desabafo no rádio e acaba se apaixonando por Sam. O casal, que trabalhou neste filme pela primeira vez com Nora, foi indicado ao Globo de Ouro daquele ano por seus respectivos papeis. “Sintonia de Amor” também foi indicado ao prêmio de Melhor Filme de Comédia, mas perdeu para “Uma Babá Quase Perfeita”.
Kathleen (Meg Ryan) e Joe (Tom Hanks) se apaixonam um pelo outro na internet. Mas eles não sabem que o desconhecido com quem conversam pelo computador é seu rival nos negócios, na vida analógica. Lançado em 1998, o filme resgata o mesmo par romântico do filme “Sintonia de Amor” e é mais um dos clássicos da comédia romântica feitos pela roteirista.
O remake da famosa série de televisão foi escrito e dirigido por Nora em 2005. O prêmio Framboesa de Ouro, que elege os piores filmes de Hollywood, indicou “A Feiticeira” em diversas categorias, inclusive para Pior Diretora do Ano. No filme, Nicole Kidman encarna Isabel Bigelow, que é convidada pelo ator canastrão Jack Wayatt (Will Ferrell) a interpretar Samantha em uma nova produção do seriado A Feiticeira. Mas o que ninguém sabe é que Isabel é uma feiticeira de verdade.
Nora Ephron trabalhou como roteirista e diretora neste filme lançado em 2009 e que foi seu último trabalho. Julie e Julia é estrelado por Amy Adams(Julie) e Meryl Streep(Julia), indicada ao Oscar por sua interpretação. O filme conta duas histórias em paralelo. A primeira narra o começo da carreira de cozinheira de Julia Child. A segunda história é protagonizada por Julie Powell que, em 2002, criou um blog, no qual escrevia sua experiência de cozinhar todas as receitas de Julia durante um ano.