Reformar apartamento alugado: 4 dicas para transformar sua casa sem quebrar nada
Especialista em design de interiores compartilha estratégias simples para personalizar ambientes sem grandes investimentos ou reformas
Agência de notícias
Publicado em 24 de maio de 2023 às 16h43.
Última atualização em 24 de maio de 2023 às 17h06.
Por Giovana Telles Vieira
Mudar de casa é sempre algo muito exaustivo. É necessário fazer uma ampla pesquisa sobre bairros, tipos de propriedades e áreas comuns, além de organizar todo o processo de mudança, como definir as melhores datas para sair do antigo imóvel, horários para entrega dos móveis, elaboração de contratos, entre outras providências importantes.
- Embraer e Azorra fecham novo acordo com Royal Jordanian para 8 jatos comerciais
- Gasolina e diesel ficam abaixo da paridade de importação após reduções da Petrobras
- Estoques de petróleo dos EUA recuam 12,4 milhões de barris na semana, revela DoE
- Gestora aumenta aposta na Light (LIGT3) para 21,8% após empresa entrar em recuperação judicial
- Moraes determina que Daniel Silveira comece a cumprir pena de 8 anos
- Preços dos combustíveis nos postos resistem a quedas da Petrobras
Além disso, quando o assunto é aluguel, há pessoas que não se sentem totalmente confortáveis ao morarem em lugares que não são especificamente delas.
Por isso, para ajudar na missão de tornar um apartamento alugado em um lar, Sandra Nita, arquiteta da Vila 11, empresa brasileira referência em empreendimentos multifamily, traz quatro dicas para deixar as casas mais personalizadas sem precisar fazer grandes obras. Confira!
1. Inclua mais verde
Plantas—de preferência naturais—, podem dar novos ares aos ambientes. “O verde promove não apenas um lindo aspecto como também ajuda no bem-estar de todos os moradores. Além disso, como existem diversos tipos de plantas, as pessoas podem escolher as que mais vão ao encontro da decoração do ambiente e personalidade”, explica Sandra Nita.
2. Utilize boiseries
Para a arquiteta da Vila 11, os boiseries, molduras para paredes ou tetos, são uma excelente opção de decoração. “Estes acabamentos podem ser comprados prontos e é possível encontrar valores acessíveis no mercado. Com toda certeza, deixam os ambientes mais elegantes e modernos”, afirma.
3. Invista na combinação de cores
Pesquisar uma paleta de cores que agrade é o caminho para escolher objetos decorativos que combinam e que vão de encontro com a personalidade do morador. “Um ambiente que possui objetos que se conversam traz uma sensação de organização. Na internet, é possível encontrar diversas ideias de cores que juntas deixam os locais mais harmonizados“, diz Sandra Nita.
4. Use e abuse dos adesivos
Segundo a arquiteta, hoje existem diversos tipos de adesivo no mercado para os diferentes cômodos de um apartamento. “Além de fáceis de serem aplicados, os moradores podem escolher opções metálicas, amadeiradas, que imitam azulejos, trazem desenhos, entre outros. São decorações bem interessantes”, afirma.
Seja comprado, seja alugado, um lar só é um lar quando transmite a atmosfera e personalidade dos moradores. Portanto, é importante fazer o uso inteligente de estratégias de decoração.