Como decorar diferentes ambientes para receber convidados em casa

Reunir os amigos em casa já é uma feliz realidade - listamos seis modos deliciosos de retomar esse contato

Dois sofás dispostos frente a frente e várias cadeiras ao redor foram um semicírculo, formato que favorece a conversa solta entre amigos. (Ruy Teixeira/Divulgação)

Dois sofás dispostos frente a frente e várias cadeiras ao redor foram um semicírculo, formato que favorece a conversa solta entre amigos. (Ruy Teixeira/Divulgação)

Publicado em 5 de abril de 2023 às 10h35.

Voltar a receber os amigos em casa, dividir espaço na mesa de jantar, tomar sol no terraço: depois de dois anos fazendo tudo isso apenas com os moradores de um mesmo lar, a vacinação em massa no Brasil tornou possível reunir novamente as pessoas queridas em casa. É comum ouvir por aqui que a cozinha é o coração da casa brasileira - e a gente concorda - mas há outros lugares que também são ponto de encontro nos nossos lares.

Canto alemão

Sugestão de decoração para sala de jantar. (Maura Mello/Divulgação)

Em vez de montar uma mesa formal na sala de jantar a cada refeição, a família de moradores deste apartamento paulistano usa a copa de apoio, que ganhou um canto alemão. A fórmula, que combina um banco junto à parede com outras cadeiras ao redor, poupa espaço e agiliza o dia a dia. Mesa redonda de Fernando Jaeger e cadeiras modelo Gravatá, da Wentz Design.

Sala de conversa

Sugestão de decoração para sala de estar. (Maura Mello/Divulgação)

Livre de barreiras depois de uma reforma, a sala deste apartamento conta com três ambientes: o estar diante da TV, uma sala de jantar e um canto de conversação formado por dois pares de poltronas. Diante da estante metálica, ela também se converte em canto de leitura vez ou outra.

Lazer no terraço

(André Klotz/Divulgação)

O terraço aberto para o skyline da cidade se tornou um dos ambientes mais queridos dos moradores. Há espaço para tomar sol, fazer churrasco, pizza e compartilhar refeições. Estofado da M Decol Home, com tecido impermeável Stobag. Cadeira verde da Hay Design para Novo Ambiente. Banqueta de madeira maciça da Feira na Rosenbaum. Ladrilhos Vianarte.

Sofá rebaixado

Ideia para sala de estar com sofá rebaixado. (Maura Mello/Divulgação)

Um clássico dos anos 1970, o sofá rebaixado - também chamado de sunken sofa e de conversation pit - permite uma experiência mais imersiva, informal e acolhedora.

Perto do fogo

(Divulgação/Divulgação)

Reunir amigos ao redor de uma lareira é o programa perfeito para as noites frias do inverno paulistano. Aqui, a lareira ecológica ganhou moldura de granito preto escovado e a companhia de vários lugares para receber visitas: além da poltrona amarela de Zanine Caldas, há o sofá tipo ilha, que pode ser ocupado dos dois lados, e um vasto banco diante da esquadria piso-teto.

 

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaDecoração

Mais de Casual

Conheça o novo hotel de luxo na Faria Lima voltado às artes

“Temos esse jeito esportivo porque somos a Montblanc”, diz diretor de relógios da marca

Conheça a tendência do design italiano e aposta da Dolce & Gabbana

Os quatro segredos de viagem dos super ricos

Mais na Exame