Judoca Rafael Silva: ''No último combate foi duro seguir lutando'' (Darren Staples/Reuters)
Da Redação
Publicado em 3 de agosto de 2012 às 20h35.
Londres - O judoca Rafael Silva, medalha de bronze na categoria pesado (acima de 100kg) do judô dos Jogos Olímpicos, não escondeu o tamanho da emoção vivida em Londres, onde conquistou resultado sonhado durante toda a carreira.
O atleta de 25 anos, que venceu o sul-coreano Sung-Min Kim, na luta que valeu a medalha, tentou resumir o sentimento, já com a medalha no peito: ''Me sinto muito feliz, ainda não posso acreditar. É muito bonito quando todo seu treinamento dá frutos'', explicou.
Rafael Silva, ou ''Baby'', como é conhecido, contou detalhes dos duelos que disputou, principalmente o decisivo, que valeu medalha. ''No último combate foi duro seguir lutando. Foi muito difícil porque tinha disputado quatro combates no ''golden score'', mas estava preparado''.
A brasileira Maria Suelen Altheman, que perdeu na luta que valia a medalha de bronze, lamentou a derrota. ''Estou muito desolada. Não era a favorita mas acabei lutando pela medalha. No fim, acho que fiz um bom trabalho.
O judô do Brasil deixa Londres com seu melhor desempenho na história dos Jogos Olímpicos, com uma medalha de ouro e três de bronze, além de Rafael Silva, Sarah Menezes foi ao topo do pódio na categoria ligeiro (até 48kg). Felipe Kitadai foi bronze, também na categoria ligeiro (até 60kg).