Exame Logo

Quer jantar com Bela Gil? Chef participa de jantar beneficente no Eataly

Encontro no centro gastronômico italiano em São Paulo terá renda revertida para causa trans

Bela Gil em seu restaurante em São Paulo. (Leandro Fonseca/Exame)

Ivan Padilla

Publicado em 16 de novembro de 2022 às 07h00.

O Eataly, maior complexo de gastronomia italiana do Brasil, apresentará no próximo dia 17 de novembro um jantar especial com chefs convidados, que terá todo o lucro arrecadado com os ingressos destinado à ONG Casa Chama, cuja atuação sociopolítica e cultural visa garantir emancipação, valorização e qualidade de vida para a população trans.

O jantar acontecerá no restaurante Brace Bar & Griglia, localizado no mezanino do complexo, em São Paulo, e será assinado pela chef da casa Beatrice Miranda e pelos chefs convidados Bela Gil, Aline Guedes e Thales Alves, além da chef Bel Coelho, curadora dos jantares e parceira do Eataly no projeto, sendo apoiadora da Casa Chama e entusiasta da causa.

Veja também

O menu do jantar será de cinco tempos e harmonizado com rótulos de vinhos italianos, sendo o aperitivo preparado por Beatrice Miranda, a entrada por Bela Gil, o primeiro prato por Aline Guedes, o segundo prato por Beatrice Miranda e a sobremesa por Thales Alves. Aproveitando a ocasião, a Casa Chama lançará a segunda edição de seu calendário trans para o ano de 2023, com fotografias assinadas pelo fotógrafo Bob Wolfenson.

Digg Franco e Matuzza Sankofa, fundadores da Casa Chama: defesa da população trans (Casa Chama)

“Essa parceria com o Eataly é para a Casa Chama e para a comunidade trans um respiro de esperança em um mundo transfóbico. O que o Eataly faz é um exemplo de que é possível causar um impacto significativo se houver um pouco de boa vontade e de interesse em contribuir na construção de uma sociedade mais justa”, afirma Matuzza Sankofa, fundadora da Casa Chama.

Apoio de Paola Carosella e Rodrigo Oliveira

Desde a sua criação, ainda em Turim na Itália, a marca Eataly traz como parte de seu manifesto a ideia de que seu público-alvo engloba a todos e que todos são bem-vindos e acolhidos de maneira igualitária dentro dos espaços da empresa. Seguindo esse ideal, o Eataly São Paulo vem expandindo suas iniciativas de apoio à diversidade desde sua inauguração, em 2015.

Neste ano, o complexo trabalha com o objetivo de potencializar o trabalho da ONG Casa Chama que, por falta de recursos, enfrentou sérios momentos de crise nos últimos dois anos. Até o momento, o Eataly propiciou a arrecadação de 86.000 reais para a ONG, fruto de jantares beneficentes anteriores, que contaram com a participação de nomes como Paola Carosella e Rodrigo Oliveira.

Quais são os melhroes restaurantes de comida boa e barata do Brasil

Chefs e bartenders estão mudando a cara da gastronomia brasileira

“A diversidade é uma questão fundamental para o Eataly. Encontrar a Casa Chama e a energia transformadora de seus líderes, Digg Franco e Matuzza Sankofa, é um aprendizado diário de como podemos nos transformar e caminhar com união, por uma sociedade cada vez mais diversa e igualitária”, afirma João Jaeger, gerente de marketing do Eataly Brasil.

Segundo o executivo, a Casa Chama proporciona ao Eataly um exercício interno como organização para fortalecer a diversidade dentro do nosso organograma. Essa parceria nos dá a alegria de oferecer workshops de cozinha e empreendedorismo para a ONG, visando inserção no mercado de trabalho e inclusive no próprio Eataly.

Os ingressos para o jantar desta quinta-feira já estão disponíveis para compra pelo site Sympla pelo valor de 485 reais.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:ChefsEataly

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame