Quem é a princesa da Holanda que vive escondida por conta do crime organizado
Jovem de 18 anos, considerada futura rainha do país, sofre ameaças da "micromáfia" marroquina e do tráfico de drogas
AFP
Publicado em 14 de outubro de 2022 às 15h09.
Última atualização em 14 de outubro de 2022 às 15h15.
Catharina-Amalia, de 18 anos, é a princesa herdeira da Holanda. Mas a jovem também está ameaçada pelo crime organizado evive praticamente enclausurada no palácio de seus pais, de onde sai apenas para ir à universidade escoltada por guarda-costas.
VEJA TAMBÉM
Royal Salute ganha edição especial com estilista 'queridinho' da Rainha Elizabeth II
As medidas de segurança foram consideravelmente reforçadas recentemente já que as autoridades temem uma tentativa de sequestro ou de atentado por grupos do crime organizado.
A princesa deveria estar morando com outros estudantes em Amsterdã, como muitas jovens de sua idade. Em vez disso, vive em Haia, com seu pais, o rei Willem-Alexander e sua esposa, a argentina Máxima.
"Não posso dizer nada sobre ameaças concretas ou medidas de segurança específicas", afirmou a ministra de Justiça e Segurança Dilan Yesilgöz-Zegerius, ao lado do primeiro-ministro Mark Rutte que se mostrou "muito preocupado" durante uma coletiva de imprensa em visita de Estado a Suécia.
Segundo informações reveladas em setembro pelo jornal De Telegraaf, o chefe de governo (centro-direita, no poder há 13 anos) também foi alvo de ameaças.
A princesa "é aparentemente alvo da micromáfia", declarou Rick Evers, jornalista especializado em realeza, à reportagem.
A "micromáfia" inclui as organizações mafiosas marroquinas que atuam no tráfico de drogas para a Holanda e Bélgica. É conhecida por comandar a entrada de cocaína na Europa através dos portos de Rotterdam e de Amberes.