Casual

Primeiro contrato dos Beatles é leiloado por US$ 554,5 mil

Contrato que levou a banda à fama em 1962 foi vendido nesta terça-feira em um leilão na casa londrina Sotheby's


	Os quatro integrantes dos Beatles (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr) assinaram poucos dias antes de lançar seu primeiro single
 (Getty Images)

Os quatro integrantes dos Beatles (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr) assinaram poucos dias antes de lançar seu primeiro single (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2015 às 21h58.

Londres - O contrato que os Beatles assinaram com o empresário Brian Epstein e lhes lançou à fama em 1962 foi vendido nesta terça-feira em um leilão na casa londrina Sotheby's por US$ 554,5 mil.

Os quatro integrantes do grupo - John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr - assinaram poucos dias antes de lançar seu primeiro single, "Love Me Do", um documento que permitiu a Epstein controlar os pormenores do decolagem da banda.

O contrato dava ao empresário a última palavra em "todos os assuntos relativos a vestuário, maquiagem e aparência do grupo", e lhe dava poderes para demitir qualquer um dos músicos se houvesse brigas entre eles.

"Sem este contrato e a relação que selou seria inconcebível que os Beatles tivessem alcançado o mesmo sucesso. Era necessário algo mais que inspiração musical e composição para reinventar a música popular", declarou Gabriel Heaton, especialista em Livros e Manuscritos da casa de leilões.

O envolvimento de Epstein no dia a dia do grupo o levou a ser conhecido como o "quinto Beatle".

Quando em agosto de 1967, com 32 anos, foi achado morto em seu apartamento do bairro londrino de Belgravia por uma overdose acidental de remédios, o grupo lhe homenageou: "Nós o amávamos. Era um de nós", afirmou John Lennon na ocasião. 

Acompanhe tudo sobre:ArteBandasCelebridadesEntretenimentoIndústria da músicaLeilõesMúsicaServiçosThe Beatles

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores