Casual

Mãos à obra: aproveite os pallets em vários ambientes da casa

Você até pode comprar um móvel feito de pallet pronto, mas a graça está justamente em manipular o material

Ambiente externo decorado com pallets (Casa com Pallet/Rio de Janeiro/Reprodução)

Ambiente externo decorado com pallets (Casa com Pallet/Rio de Janeiro/Reprodução)

Alexa Meirelles

Alexa Meirelles

Publicado em 9 de outubro de 2017 às 06h00.

Última atualização em 9 de outubro de 2017 às 06h00.

São Paulo - Utilizar caixotes de madeira para decorar ambientes internos causaria, no mínimo, um certo estranhamento há alguns anos. Para muitos, era inimaginável substituir uma cama de madeira maciça ou as prateleiras da sala-de-estar por caixas que podem ser encontradas numa feira livre. Hoje, elas estão por todos os lados. Ainda bem! Além de ser uma alternativa mais sustentável, já que o material pode ser reaproveitado, é uma opção mais barata para decorar ambientes: quanto mais você usar a criatividade, mais dinheiro pode economizar.

“É um material bastante funcional pelo fato de poder ser montado e desmontado de maneira simples e rápida”, afirma a designer de interiores e professora da Faculdade Belas Artes, Sueli Garcia. Sem contar a versatilidade: uma mesa de centro pode tranquilamente se transformar numa cama ou numa prateleira, por exemplo.

Essa funcionalidade tem feito com que lojas especializadas em móveis se dediquem também à mobília feita de pallets para todos os ambientes da casa. Muito mais do que cadeiras, adegas e pequenas mesas de centro, é comum encontrar móveis desse tipo que sejam os grandes protagonistas dos cômodos.

Na percepção da designer Sueli Garcia, os pallets têm sido uma boa alternativa para universitários mobiliarem suas repúblicas estudantis, por exemplo: “meus alunos usam bastante”. Seus clientes, no entanto, mais frequentemente das classes A e B, costumam optar por móveis tradicionais.

A estudante Fernanda Campos, de 21 anos, divide um apartamento com mais quatro meninas no bairro Higienópolis, em São Paulo. A alternativa encontrada para mobiliar o apartamento foi trazer alguns móveis da casa de seus pais. Mas faltava o sofá. "Procurei sofás usados para economizar, mas não achei nada por menos de R$ 300", conta. Hoje, o móvel mais importante da sua sala é feito por seis pallets. "Um amigo do meu pai do ramo de transporte nos doou. No fim, o sofá saiu por R$ 150", conta Fernanda. Ela só precisou pagar para lixar e envernizar o material.

Mãos à obra

Você até pode comprar um móvel feito de pallet pronto, mas a graça está justamente em manipular o material.

Por serem feitos de uma matéria-prima dura, seca e fosca, eles precisam ser reinventados para atender a demanda do ambiente em que vão estar. "Uma simples mão de tinta ali muda tudo. Ambientes internos, por exemplo, pedem mais elegância", explica Sueli, da Belas Artes.

Dica é o que não falta na internet. Neste canal, por exemplo, a youtuber Maddu Magalhães mostra 15 exemplos de como os pallets podem ser incorporados na mobília de diversos cômodos da casa, sendo personalizados com luzes e diferentes cores, que dão um toque diferente para cada peça.

yt thumbnail

Neste outro vídeo, o canal "Diycore com Karla Amadori" ensina como fazer um sofá com pallets. A peça só pede o material, um colchão bem encapado e almofadas.

yt thumbnail

 

Acompanhe tudo sobre:DecoraçãoDesignMóveis

Mais de Casual

Arquitetos são substituídos por marcas e prédios se tornam grifes para morar

Voos internacionais em 2025 devem ter Ásia como destino principal

6 dicas para aproveitar Fernando de Noronha em qualquer época do ano

Os presentes mais populares deste Natal, segundo o ranking de apps da Apple