Exame Logo

Os filmes e artistas esnobados no Oscar 2014

Após 10 indicações e nenhum prêmio, "Trapaça" foi o grande fracasso desta edição

Perdedores (Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 05h14.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h16.

São Paulo - Nem sempre os critérios de escolha da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são unânimes. E, quando se trata de Oscar , o número de indicações de um filme não é uma garantia de premiação. É o caso de "Trapaça", que faturou 10 indicações, mas saiu de mãos abanando da cerimônia. Com tantas atuações impressionantes e produções muito bem executadas, fica difícil contemplar a todos que fizeram um bom trabalho. Além do longa-metragem dirigido por David O. Russell, o ator Leonardo DiCaprio é outro exemplo de esnobado, que mais uma vez ficou sem a estatueta de melhor ator. A seguir, você confere estee e outros notáveis "perdedores" desta edição do Oscar.
  • 2. Filme "Trapaça"

    2 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)

  • Veja também

    Indicado ao Oscar em 10 categorias, o filme "Trapaça" tinha tudo para conquistar um lugar ao sol na premiação deste ano, mas foi completamente deixado de lado pela Academia. Com um elenco de peso, o longa parecia ser destinado a roubar a cena, ainda mais depois de se destacar no Globo de Ouro, com o prêmio de melhor filme de comédia. Mas ficou apenas na promessa.
  • 3. Filme "Nebraska"

    3 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)

  • Na lista dos filmes que receberam mais indicações, o longa "Nebraska" também havia saído na frente, com 6 nomeações (melhor filme, ator, atriz coadjuvante, roteiro original, diretor, fotografia). No entanto, nenhum desses prêmios foi entregue aos responsáveis pelo longa.
  • 4. Filme "Capitão Phillips"

    4 /10(Divulgação)

    Assim como "Nebraska", o filme "Capitão Phillips" recebeu nada menos do que 6 nomeações ao Oscar (melhor filme, ator coadjuvante, roteiro adaptado, edição/montagem, edição de som, mixagem de som), somando ao nome de peso no papel principal, Tom Hanks. No entanto, nem isso foi suficiente para render ao filme uma estatueta sequer.
  • 5. David O. Russell

    5 /10(Getty Images)

    O diretor David O. Russell tem um grande histórico de nomeações no Oscar. No ano passado, seu filme "O Lado Bm Vida" foi indicado em oito categorias, incluindo melhor filme e diretor. Neste ano, seu trabalho "Trapaça" se destacou em 10 (melhor filme, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, diretor, edição/montagem, direção de arte, figurino). Mas, ao que parece, o problema de Russell está na hora de ganhar os prêmios. Em 2013, o longa recebeu apenas o Oscar de melhor atriz, com Jennifer Lawrence. Neste, nenhuma estatueta chegou às mãos de pessoas que trabalharam no filme.
  • 6. Bradley Cooper

    6 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)

    Pela segunda vez seguida, o ator Bradley Cooper foi "esnobado" pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. No ano passado, ele havia sido indicado ao Oscar de melhor ator pelo filme "O Lado Bom da Vida", mas perdeu para Daniel Day-Lewis. Neste ano, a bola da vez foi Jarred Leto, que venceu na categoria de melhor ator coadjuvante e deixou este astro de "Trapaça" de lado.
  • 7. Amy Adams

    7 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)

    Uma das grandes favoritas do Oscar 2014, Amy Adams não conseguiu a tão sonhada estatueta de melhor atriz. Contrariando previsões e decepcionando fãs, ela perdeu para Cate Blanchett e terá que se contentar apenas com o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical, pelo filme "Trapaça".
  • 8. Jennifer Lawrence

    8 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)

    Um ano depois de receber o Oscar de melhor atriz, Jennifer Lawrence foi esnobada desta vez, após ser indicada a melhor atriz coadjuvante. Apesar de sua atuação de destaque no filme "Trapaça", a jovem não conseguiu a proeza incomum de receber duas estatuetas em anos consecutivos.
  • 9. Leonardo DiCaprio

    9 /10(REUTERS/Suzanne Plunkett)

    A sequência de derrotas de Leonardo DiCaprio no Oscar tem se tornado piada, recentemente. Apesar de a Academia já ter percebido que ele não é apenas mais um rostinho bonito e que talento é o que não falta em sua carreira, DiCaprio foi novamente deixado de lado na premiação, depois da indicação a melhor ator por seu papel em "O Lobo de Wall-Street". Esta foi a quarta indicação ao Oscar em sua carreira e, agora, terá que esperar até seu próximo personagem para tentar ganhar a primeira estatueta.
  • 10. Veja, agora, os artistas que brilharam e os que erraram na moda do Oscar

    10 /10(REUTERS/Mario Anzuoni)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteAtores e atrizesCinemaEntretenimentoFilmesLeonardo DiCaprioOscar

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame