-
1. Novo Jetta é a estrela da Volkswagen
zoom_out_map
1/14 (Divulgação/EXAME.com)
Apresentado em janeiro deste ano no Salão de Detroit e considerado a grande estrela da Volkswagen para o evento de São Paulo, o Novo Jetta desembarca em solo tupiniquim no primeiro trimestre de 2011. O sedã vai contar com motor 2.0 TFSI, potência de 200 cv e seis airbags de série. Sistema eletrônico de estabilidade (EPS) e suspensão regulada especialmente para as estradas brasileiras também virão direto de fábrica. Com 4,64 metros de comprimento, o carro é nove centímetros maior que sua versão anterior. O espaço interno também cresceu, com a distância entreeixos aumentada em sete centímetros. Quem quiser esperar para colocar o Novo Jetta na garagem, no entanto, ficará no escuro quanto ao preço do carro, já que a montadora não divulgou esse valor. No México, de onde ele virá, o modelo de entrada sai por 237.500 pesos - ou 32.700 reais. Mas como o Novo Gol é vendido por 17.631 reais por lá e 31.776 reais no Brasil, o motorista já pode se preparar para colocar a mão no bolso. Seja qual for o preço cobrado, a Volks espera repetir a fórmula que consagrou o Jetta no mundo, com vendas batendo na casa de 9,6 milhões de unidades.
-
2. Montadora alemã surpreende com o Novo Passat
zoom_out_map
2/14 (Divulgação/EXAME.com)
Segundo o presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall, a empresa espera crescer até 5% no mercado brasileiro. Não por menos, 6 bilhões de reais serão investidos no país até 2014. Para reforçar seu time de carros, a montadora surpreendeu e levou a sétima geração do Passat para o pátio do Anhembi. De qualquer forma, o carro só vai ganhar as ruas brasileiras no ano que vem. As dimensões de largura foram mantidas, mas o design mudou - e muito. Com contorno lateral do capô em forma de V, a frente do carro se junta com o perfil. O interior foi aperfeiçoado com apoios de cabeça com regulagem horizontal e acabamento mais sofisticado. No Salão, a Volks exibiu o modelo mais potente do modelo, o chamado CC R-Line, com motor V6 de 3,6 litros e 300 cv despejados nas rodas. O Novo Passat tem transmissão automatizada de dupla embreagem, câmbio de seis velocidades e tração integral 4Motion. Em termos de segurança, o destaque fica por conta de um sistema capaz de detectar o cansaço do motorista, alertando-o com um barulho em caso de desvio de rota. Se a ordem é cuidar do condutor, bancos com massageadores e ventilação ativa poderão ser levados como opcionais.
-
3. Nissan March entra na briga com hatches compactos
zoom_out_map
3/14 (Divulgação/EXAME.com)
Aposta da Nissan para competir no fervilhante mercado de populares no Brasil, o March deverá chegar no país no primeiro semestre de 2011. O carro, que foi lançado este ano no Japão, China, Índia e Tailândia, deverá ser comercializado em 170 países ao redor do mundo. O plano é atingir a meta de um milhão de unidades vendidas em 2013. Por aqui, onde a Nissan pretende abocanhar uma parcela mais generosa do mercado, ele será a arma para disputar espaço com modelos que já caíram no gosto dos brasileiros, como o Gol e o Uno. Para conquistar os potenciais compradores, a Nissan afirmou que irá priorizar a revisão tabelada, com peças de reposição mais baratas. Tudo para diminuir o custo de manutenção de um veículo que será produzido no México. O March vem com linhas arredondadas e modernas e teto em formato de V, o que permite a utilização de uma chapa mais fina na fabricação do automóvel. As rodas foram deslocadas para o exterior, ampliando o espaço interno do veículo. Os brasileiros vão poder contar com duas opções de motor: 1.0 e 1.6.
-
4. Esperado supercompacto A1 chega no primeiro trimestre
zoom_out_map
4/14 (Wikimedia Commons/EXAME.com)
Os traços são de um legítimo Audi. Mas o A1 não nega a vocação de subcompacto de luxo, com toda a tradição da marca em um modelo menor, voltado principalmente para os mais os motoristas mais novos. O carro chegará às ruas no primeiro trimestre do ano que vem com preço de 90.000 reais. Com motor 1.4 TFSI de 122 cv, o A1 vai de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos. O veículo conta com freios regenerativos opcionais, que guardam a energia desperdiçada em frenagens para alimentar componentes elétricos depois. Por dentro, ele é só tecnologia: o sistema de navegação Plus MMI oferece mapas em 3D, driver de DVD e controle de voz inteligente. Para escutar música, o motorista pode optar pela instalação de uma plataforma de som surround com 14 alto-falantes. E antes de levar o A1 para a garagem, é possível estilizá-lo com diferentes cores no teto e grafismos na carroceria.
-
5. Peugeot 408 impressiona no Salão
zoom_out_map
5/14 (Divulgação/EXAME.com)
Fabricado na Argentina, o Peugeot 408 terá o passaporte carimbado para o Brasil nos primeiros meses do ano que vem. Com o lançamento, a Peugeot pretende tapar o buraco deixados pelos modelos 307 e 407, que não tiveram uma recepção calorosa por parte dos brasileiros. Se posicionando no segmento de sedãs médios e grandes, o carro apresenta espaço interno de 1,8 metros de largura, distância de 2,7 metros entre os eixos e porta-malas de 562 litros. Imponente na carroceria, mas nem tanto na potência: o motor 2.0 flex empresta até 151 cavalos às rodas, com transmissão automática de quatro marchas. Mesmo assim, o sedã é considerado uma das grandes novidades do Salão do Automóvel e um competidor de peso para o Toyota Corolla e o Ford Fusion. Entre os itens de série estão seis airbags, freios ABS e sistema ESP com auxílio de frenagem de emergência e repartidor eletrônico.
-
6. RCZ: de carro conceito a veículo mais bonito do ano
zoom_out_map
6/14 (Divulgação/EXAME.com)
A exclusividade começa pelo própria sigla: o RCZ é o primeiro carro da Peugeot que não tem números no nome de batismo. O modelo nasceu como carro conceito no Salão de Frankfurt em 2007. Dois anos depois, o carro já era comercializado na Europa, onde ganhou o título de carro mais bonito do ano. Robusto e dinâmico, o desenho do RCZ combina uma dupla ondulação no teto com arcos de alumínio, unindo a frente e a traseira do veículo. Esportivo e cheio de estilo, o carro mistura materiais nobres e tecnológicos e oferece itens de última geração, como um sistema automático que eleva o capô em até 55 milímetros em uma colisão em apenas 0,1 segundo. O movimento reduz as consequências de um eventual atropelamento sem interferir na estrutura do veículo, que tem base e capô baixos. O 2+2 será equipado com motor 1.6 THP Turbo, com 165 cv de potência e câmbio automático de seis velocidades. Um aerofólio móvel assegura estabilidade em altas velocidades, com abertura máxima a partir de 155 km/h. Repartidor eletrônico de frenagem, auxílio para frenagem de emergência e ajuda para partida em aclive estão entre as funções oferecidas a quem colocar a chave do carro no bolso.
-
7. Renault renova geração do Mégane com Fluence
zoom_out_map
7/14 (Divulgação/EXAME.com)
Dinamismo, fluidez e elegância. Procurando reunir esses atributos, o sedã médio Fluence foi lançado mundialmente no Salão de Frankfurt, em 2009. No Brasil, ele só poderá ser comprado em fevereiro do ano que vem. Com 4,62 metros de comprimento, o Fluence chegará ao mercado com os motores 1.6 de 110 cv e 2.0 de 140 cv. O carro será produzido na Argentina. Projetado para ganhar em aerodinâmica, o carro tem faróis alongados e formas curvilíneas. A parte traseira é realçada pelo porta-malas de 530 litros. Assim como já acontecia com o Mégane, a partida do Fluence é feita com cartão eletrônico e pelo botão "start/stop" no painel. O salto na tecnologia vem com o sistema de arquitetura multiplexada, que gerencia o controle dos freios ABS e o volante com assistência elétrica. O dispositivo reúne desde o sofisticado ajuste do "peso" da direção ao trivial acionamento dos vidros.
-
8. Range Rover Evoque tem visual agressivo e jovem
zoom_out_map
8/14 (EXAME.com)
Previsto para chegar apenas no fim de 2011, o Land Rover Evoque é a opção mais em conta da marca britânica, embora não seja exatamente barato: o preço do veículo deve ficar entre 200.000 e 250.000 reais. Com forte apelo ao público jovem, o carro é menor e mais leve que os atuais irmãos da linha Land Rover. O câmbio de seis marchas é controlado não por uma alavanca, mas por um botão giratório. E o motor Si4 2.0 injeta uma potência de 240 cv nas rodas. Segundo os executivos da empresa, o Evoque deve impulsionar o crescimento da marca no país - enquanto no mundo a expansão foi de 32%, por aqui as vendas subiram 50%. Entre os itens de série do veículo estão o Park Assist, que estaciona o carro sozinho, e uma tela Dual View que funciona como monitor de DVD para os passageiros de trás e, ao mesmo tempo, como navegador com GPS para o motorista.
-
9. Porsche apresenta a versão híbrida do Cayenne
zoom_out_map
9/14 (Divulgação/EXAME.com)
Em tempos em que economia e sustentabilidade ecoam nos stands do Salão, a Porsche mostra o esportivo Cayenne na versão S Hybrid. O modelo, que vai começar a ser vendido no Brasil nos primeiros meses de 2011, apresenta motor a combustão V6 3.0, com supercompressor e 333 cv de potência. Aliado a ele, um módulo híbrido com embreagem e um motor elétrico com 47 cv entregam ao carro uma potência máxima de 380 cv. Os dois "corações" podem funcionar em conjunto ou não, sendo que a possibilidade de combinação tem um só objetivo: economia. O sistema de inteligência do carro pode desligar o motor a combustão a partir de uma desaceleração aos 156 km/h. Abaixo dos 60 km/h, o carro consegue rodar apenas com o elétrico, que também funciona como recarregador da bateria. O resultado é uma performance muito semelhante à do Cayenne S com motor V8, mas com menos combustível no tanque (e menos poluentes no ar). A Porsche ainda não bateu o martelo sobre o valor do carro; na Europa, ele sai por quase 90.000 euros.
-
10. BMW entra na onda ecológica com ActiveHybrid7
zoom_out_map
10/14 (Divulgação/EXAME.com)
Confirmado para chegar no segundo trimestre do ano que vem, o BMW ActiveHybrid7 é a aposta da montadora para juntar eficiência e luxo em um mesmo carro. O veículo terá motor V8 movido à gasolina com tecnologia BMW TwinPower Turbo, além, é claro, de um motor elétrico trifásico. A combinação garante uma potência máxima de 465 cv ao ActiveHybrid 7, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h. Esse é o primeiro veículo da BMW com caixa de câmbio com função Auto Start Stop. O mecanismo evita que o motor de combustão funcione lentamente quando o carro fica preso em engarrafamentos. Além disso, como o sistema de ar-condicionado é ligado à rede de baterias de íons de lítio, o resfriamento é garantido mesmo com o motor desligado.
-
11. BMW X3 mostra tecnologia e design completamente novo
zoom_out_map
11/14 (Divulgação/EXAME.com)
Apresentada em Paris, a nova geração do utilitário esportivo BMW X3 chega às pistas em 2011. Serão duas opções de compra: xDrive28i (por 210.000 reais) e xDrive35i (por 272.000). O SUV ganhou design diferenciado e totalmente remodelado, com melhorias significativas no acabamento. Com eixo dianteiro na altura do cárter, o centro de gravidade do modelo foi abaixado pelos engenheiros da marca, estabilizando a carroceria. O sistema de tração do carro supervisiona a aderência dos pneus, distribuindo a força do motor em cada situação específica. Por sua vez, o câmbio pode ser manual ou automático, com transmissão de oito velocidades. Potência à parte, é a plataforma de entretenimento do carro que enche os olhos no Salão do Automóvel: um sistema integrado ao iPad desenvolvido em parceria com a Apple permite que o usuário utilize o som do carro, acesse mensagens de texto e emails, e possa afixar o tablet no encosto dos bancos dianteiros. Diversão garantida para os passageiros de trás.
-
12. Volvo S60: luxo e cuidado com o pedestre
zoom_out_map
12/14 (Wikimedia Commons/EXAME.com)
A nova geração do luxuoso sedã médio é esperada no Brasil no começo do ano que vem. Para o Salão do Automóvel, a Volvo trouxe o carro com motor T6 3.0 turbo gasolina de 304 cv de potência. De qualquer forma, uma versão mais modesta também deve aportar por aqui com motor T5 2.0 e potência de 203 cv. A grande novidade do S60 é a presença de um inédito detector de frenagem automática de série. O dispositivo com câmera e radar identifica os pedestres na rua e pára automaticamente o carro no caso de uma velocidade inferior a 35 km/h, independente do motorista esboçar qualquer reação. Acima desse patamar, o sistema ajuda a diminuir a velocidade e o consequente tamanho do impacto.
-
13. Hyundai Genesis quer disputar com sedãs de luxo
zoom_out_map
13/14 (EXAME.com)
Alta performance e economia de combustível. A combinação é a tônica do Hyundai Genesis, sedã de luxo da montadora coreana. Com motor V6 de 3.8, o Genesis é outro carro que chega no Brasil no ano que vem. Com 290 cv e transmissão automática, o poderoso sedã da Hyundai conta com oito sensores ultrassônicos na parte de trás do veículo que detectam a proximidade de objetos ao estacionar. Segundo a Hyundai, este é o luxuoso com espaço interno mais generoso e confortável da categoria. E é uma das apostas da fabricante para chegar a 300.000 unidades vendidas até 2013. Utilizando aço resistente em áreas críticas da carroceria, o sedã conta com controle eletrônico de estabilidade (ESP), aumentando a segurança nas curvas sinuosas. A temperatura do banco do motorista é ajustável e o condutor ganha a ajuda de uma câmera de ré com oito polegadas para manobrar o veículo.
-
14. Cerato nas versões Hatch e Koup são as apostas da Kia
zoom_out_map
14/14 (Divulgação/EXAME.com)
Modelo de exportação mais vendido pela Kia, o Cerato chega ao país nas versões Koup e Hatch em janeiro de ano que vem. O Koup, primeiro duas portas da marca, conta com airbags dianteiros duplos avançados, freios a disco nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade. O motor é 2.0, com potência de 156 cv. Na luta por um lugar ao sol junto aos compactos do mercado, o Cerato Hatch (também conhecido como Forte nos Estados Unidos) tem motor 1.6 de 126 cv. Em ambas as versões é possível optar por câmbio automático ou manual.