Os parques e florestas nacionais mais visitados do Brasil
A busca por ar puro, clima ameno, vistas deslumbrantes e harmonia com a natureza atrai milhares de visitantes para as unidades de conservação do país
Vanessa Barbosa
Publicado em 15 de agosto de 2015 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h35.
São Paulo - Ar puro, clima ameno, vistas deslumbrantes e harmonia com a natureza. Experiências como essas, cada vez mais difíceis nos centros urbanos, atraem milhares de turistas às Unidades de Conservação (UCs) do Brasil.Em 2014, o número foi recorde: um total de 7.298.652 visitantes, entre brasileiros e estrangeiros. Mas ainda há muito a se explorar.Comparado aos parques nacionais dos Estados Unidos, por exemplo, nossas taxas de visitação são muito baixas. Sozinho, o Great Smoky Mountains National Park, o parque nacional mais visitado daquele pais, atraiu 10 milhões de visitantes em 2014. Veja a seguir quais são os Parques Nacionais, Áreas de Proteção Ambiental e Florestas mais populares por aqui.
Visitação em 2014: 3.113.913 pessoasO Parque Nacional da Tijuca protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 hectares de Mata Atlântica, no coração do Rio de Janeiro. É a unidade de conservação mais visitada do Brasil, recebendo mais de três milhões de turistas por ano, entre brasileiros e estrangeiros.
Visitação: 1.550.607 pessoas Dono de uma das mais espetaculares cataratas do mundo, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, foi o segundo Parque Nacional brasileiro a ser criado, no ano de 1939, e, atualmente, é o segundo mais visitado. Ele é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
Visitação: 400.400 pessoas Um dos mais jovens do país, o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, no estado do Ceará, foi criado em fevereiro de 2002. Possui diversos atrativos, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas até a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara.
Visitação: 229.119 pessoas O Parque Nacional de Brasília é a quarta unidade de conservação mais visitada do país. Sua história se relaciona diretamente com a da construção de Brasília. Ele surgiu da necessidade de se proteger os rios fornecedores de água potável à capital federal e de manter a vegetação em estado natural, além de contribuir para o equilíbrio das condições climáticas.
Visitação: 217.764 pessoas O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. Possui 130 km de trilhas com todos os níveis de dificuldade.
Visitação: 216.957 pessoas A Floresta Nacional de Carajás é conhecida pela grande riqueza mineral que, na década de 80, atraiu muitas pessoas para os municípios da região. Na interior, são realizadas ações de pesquisa científica, conservação, visitação e proteção, destacando-se as pesquisas envolvendo o gavião-real, a arara-azul grande e as atividades de observação de aves.
Visitação: 192.559 pessoas A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) é a maior unidade de conservação federal marinha do Brasil. Ela possui mais de 400 mil ha de área e cerca de 120 km de praia e mangues. É uma unidade de uso sustentável, o que significa que busca conciliar objetivos de conservação/preservação ambiental e os usos direto (pesca) e indireto (turismo e pesquisa) dos recursos naturais de maneira sustentável.
Visitação: 150.000 pessoas A Reserva Extrativista Marinha de Soure é uma unidade de conservação (UC) federal criada em 2001 na Ilha do Marajó, no Pará. Ela foi concedida às comunidades extrativistas tradicionais, que vivem da pesca, catação de carangueijos e cultivo de coco.
Visitação: 135.090 pessoas Belezas cênicas em uma variedade de ambientes, além da contemplação de diferentes espécies de flora e fauna do Cerrado são alguns dos atrativos do Parque Nacional Chapada dos Guimarães. Seu ponto forte é a diversidade de relevo, o que permite que você se aventure por diversos passeios. Dentre eles está o Mirante do Véu de Noiva e o Circuito das Cachoeiras.
Visitação: 117.974 pessoas Este é o primeiro parque nacional criado no Brasil, em 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. Ele é famosos por suas montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 540 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.
Mais lidas
Mais de Casual
5 livros que C-levels brasileiras recomendam para o fim do anoFlute, tupila ou de vinho branco? Qual a melhor taça para beber um espumanteTiffany & Co. inaugura a primeira flagship store na América Latina no shopping Iguatemi São PauloOs 6 imóveis mais caros comprados em 2024; brasileiro está na lista