Onze veículos feitos de Lego que todo adulto gostaria de ter
São carros de competição, ícones históricos, utilitários e até escavadeiras
Da Redação
Publicado em 4 de outubro de 2015 às 17h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h30.
LEGOs são o tipo de brinquedo que os pais compram para os filhos com uma ponta de inveja, certamente imaginando o quão legal seria montá-los sozinhos, sem outras crianças envolvidas. A seguir, uma lista com alguns dos kits de veículos mais legais - alguns inclusive motorizados, para que a diversão fique não apenas na montagem, mas também na operação.
Ah, nada mais britânico do que um Mini Cooper. Este aqui é um exemplar das antigas, conforme mostra o design externo e também o detalhado acabamento da cabine, com direito a estofamento xadrez nos bancos. A cor também é o clássico verde britânico, mas o detalhe surpreendente é o detalhe da cesta de piquenique com toalha e garrafa d’água que acompanham o kit.
Uma mistura de presente e futuro quando foi lançado, em 2000, o Silver Champion é até hoje um dos modelos mais cortejados pelos fãs de LEGO. É possível fazer uma alusão de que o nome tenha sido dado em homenagem à equipe McLaren de Fórmula 1, que havia sido bicampeã da categoria em 1998 e 1999 e era conhecida como "Silver Arrow" (Flecha de Prata). Com 1.431 peças e cheio de funcionalidades, o kit é difícil de ser encontrado atualmente e nada barato (pode superar os US$ 770).
O veículo com o qual os jovens pilotos ingressam no mundo da velocidade também tem uma versão para montar. Esta miniatura tem 26 centímetros de comprimento, e possui peças que reproduzem o funcionamento de um motor de um pistão. Mas, caso o dono se canse de andar de kart, não tem problema: ele pode ser transformado num cortador de grama.
Uma recomendação certa para aqueles mais nostálgicos, inclusive no Brasil, já que se trata da saudosa Kombi. Este exemplar retrata um modelo de 1962. O nível de realismo é tão grande que a miniatura conta com teto retrátil, banco reclinável, mesa retrátil, closet e até motor refrigerado a ar. No total, são 1.332 peças, o que garante bastante tempo de entretenimento ao proprietário.
Os futuros engenheiros, arquitetos e outros profissionais da área da construção certamente colocarão este kit no topo da lista de presentes. Afinal, uma grua de quatro eixos e oito rodas é essencial para quem deseja mais estabilidade nos momentos críticos da obra. Quando totalmente montado, o veículo fica com 33 cm, com destaque para o braço telescópico com alcance de 60 cm.
Este é um dos maiores e mais complexos kits já feitos pela LEGO quando o assunto é veículo. São 2.048 peças e muitas horas para a conclusão da montagem, situação que faz com que a pessoa espere por um brinquedo espetacular quando pronto. De fato, é, com mecanismos pneumáticos acionados eletricamente. Além disso, estão disponíveis suspensão funcional e tração integral. O comprimento total é de 48 cm.
Na hora do socorro mecânico, nada como ter um Flatbed Truck. Ele tem um motor elétrico capaz de rebocar outro veículo (descendo a plataforma e depois a recolhendo de volta para o lugar). Aliás, há um extensor que permite o reboque de dois veículos ao mesmo tempo, para que não haja tempo ruim. Ah, sim; para que tudo transcorra sem sustos, o modelo tem três eixos.
Não se espante com o tamanho deste bólido, já que ele foi criado com a proporção de 1:8 na comparação com um carro real de Fórmula 1. Na prática, são 61 cm! Os detalhes impressionam. Além de ter um volante funcional, o modelo conta com motor (é possível ver os pistões em ação), suspensão, protetor de motor removível e aerofólios.
Não é apenas de carros, caminhões e outros veículos mais pesados que vive a LEGO. Uma motocicleta esportiva também é boa opção na hora de escolher um kit, ainda mais se ela tiver esse visual malvado. Não faria feio também em termos de performance, já que é equipada com motor de três cilindros. As correias são funcionais.
Inspirado no Bentley vencedor das 24 Horas de Le Mans, o modelo reproduz o funcionamento de um motor V8 e também conta com uma parte elétrica, típica dos atuais competidores do Mundial de Endurance. Não bastasse o design bastante realista, os faróis de LED são plenamente funcionais.
Só de olhar, este brinquedo já causa espanto. Afinal, estamos falando de uma escavadeira consideravelmente grande, com exatas 1.348 peças. Claro que a montagem é trabalhosa, mas, quando concluída, vale a pena. A enorme pá dianteira pode ser controlada por controle remoto, e a escavadeira em si também pode ser movimentada para todas as direções.
Mais lidas
Mais de Casual
Mais na Exame
Inteligência ArtificialItália multa OpenAI em €15 milhões por uso inadequado de dados pessoais no ChatGPT