O que você compraria com a fortuna de Eike
Patrimônio do bilionário seria suficiente para comprar todo tipo de luxo, deixar muito dinheiro aos herdeiros e ainda fazer filantropia
Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2012 às 20h10.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h25.
São Paulo – O ranking anual dos homens mais ricos do mundo divulgado nesta quarta-feira pela revista americana Forbes colocou Eike Batista em sétimo lugar, com um patrimônio de 30 bilhões de dólares (ou 53,1 bilhões de reais). É tanto dinheiro que é difícil até mesmo imaginar como gastá-lo. EXAME.com apresenta nesta e nas próximas páginas algumas formas de o bilionário torrar todos seus tostões. Fica claro que, se Eike não partir para a filantropia em algum momento da vida, será impossível usar tamanha fortuna sem começar a esbanjar deliberadamente uma boa parte do dinheiro. Se tivesse uma fortuna igual à dele, você poderia comprar, por exemplo, 6 iates como esse da foto ao lado. O “History Supreme”, como é chamado, é avaliado em 5 bilhões de dólares, o suficiente para transformá-lo no iate mais caro do mundo. Para a construção da embarcação, foram utilizadas 100 toneladas de ouro e platina. Até mesmo acessórios como a âncora são feitos de ouro.
Com a fortuna de Eike, você também poderia comprar 461 jatos G650, da americana Gulfstream. Cada avião desse tipo sai por 65 milhões de dólares. O jato ainda está em fase de testes e certificação e só deve começar a ser entregue durante este ano. Na lista de espera para comprá-lo, há ao menos 300 grandes corporações e bilionários. O G650 é o maior e mais veloz jato já construído pela Gulfstream, empresa especializada em aviões executivos para endinheirados.
A Ferrari mais cara à venda no Brasil é a FF 6.3 V12, que sai por 2,7 milhões de reais. O carro tem um motor com 660 cavalos de potência capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. A velocidade máxima é de 335 km/h. Como o carro custa 2,7 milhões de reais, uma fortuna como a de Eike Eike é suficiente para comprar 19.666 unidades.
O apartamento mais caro do mundo foi vendido no ano passado por 140 milhões de libras (hoje 389 milhões de reais). A cobertura de 2.780 metros quadrados faz parte do empreendimento One Hyde Park , localizado em uma das áreas mais nobres de Londres. A decoração inclui obras de arte espalhadas por todos os lados e móveis que poderiam estar em museus ou alcançar alguns milhões de reais se vendidos por alguma casa de leilão. Os pisos e paredes são revestidos com mais de 15 tipos de pedras vindas de países como Turquia, Brasil, China e Egito. O sistema de segurança inclui vidros a prova de bala em todas as coberturas, abrigo antibomba e leitores de retina para permitir o acesso ao prédio apenas das pessoas autorizadas. Com a fortuna de Eike, você poderia comprar 136 coberturas iguais a essa.
A revista Forbes já afirmou que a mansão mais cara do mundo é a residência do bilionário Mukesh Ambani em Mumbai (Índia). Em vez de erguer uma casa, Ambani decidiu morar com a esposa e com os três filhos em um prédio de 27 andares, avaliado em 625 milhões de euros (ou 1,427 bilhão de reais). Cerca de 600 funcionários trabalham lá para manter tudo em ordem. Entre as extravagâncias do prédio, estão as 168 vagas de garagem e os 3 heliportos colocados à disposição de seus cinco moradores e dos convidados. Com uma fortuna igual à de Eike, você poderia comprar 37 mansões iguais a essa.
Mesmo que não seja propriamente bonito, o relógio mais caro do mundo é avaliado em 25 milhões de dólares. O alto preço se justifica pelos 201 diamantes utilizados para sua confecção. O relógio-bracelete foi produzido pela suíça Chopard. Ter a fortuna de Eike permitira a qualquer um comprar 1.200 relógios iguais a esse.
Há dúvidas sobre qual seria o quadro mais caro do mundo. Algumas pessoas dizem que é o retrato de Adele Bloch-Bauer (foto), do pintor Gustav Klimt, que teria sido vendido por 135 milhões de dólares. Outros afirmam ser o Nº 5, 1948, de Jackson Pollock, que teria alcançado o preço de 140 milhões de dólares. Os reais preços dessas transações talvez nunca sejam conhecidos. Considerando que o quadro de Klimt é o mais caro, a fortuna de Eike seria suficiente para comprar 222 telas iguais e montar um belíssimo museu de arte.
Diamantes raros têm preços considerados inestimáveis. Um dos mais cobiçados do mundo é o Cullinan I, uma fração do maior diamante já encontrado. A pedra foi descoberta em 1905 e pesava 3.106 quilates (ou 621 gramas). Como ninguém carregaria tanto peso em um adereço, os holandeses que a lapidaram decidiram dividir a pedra em 11 grandes gemas. A Cullinan I (foto) é a maior delas e pesa 106 gramas. Com a fortuna de Eike, você poderia comprar todas as gemas e ainda sobraria muito dinheiro.
Quem tem a fortuna de Eike não precisa trabalhar. Aplicados em títulos públicos do governo brasileiro, os recursos teriam um rendimento líquido próximo a 4,8 bilhões de reais a cada ano. Após pendurar as chuteiras, um bilionário como Eike Batista poderia seguir o exemplo de Bill Gates (foto) e Warren Buffett e também se dedicar à filantropia. A Bill and Melinda Gates Foundation, por exemplo, possui um patrimônio de 33,5 bilhões de dólares. Um volume parecido de dinheiro poderia ser utilizado para melhorar a vida de muita gente no Brasil e em países mais pobres.