O que entra na ceia de Natal de 20 países
Site reuniu pratos típicos de Natal em vários países. Veja o que entra na ceia de Natal mundo afora
Camila Pati
Publicado em 24 de dezembro de 2014 às 08h22.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h55.
Se o peru e o tender reinam absolutos na ceia de Natal do Brasil, outros tipos bem diferentes de alimentos são servidos na noite de Natal mundo afora. O site Business Insider reuniu alguns dos pratos típicos da véspera de Natal em diferentes lugares do planeta. Confira, nas fotos, alguns deles e bom apetite:
Por aqui, o peru é um dos pratos tradicionais da ceia de Natal. A ave é servida com arroz, castanhas e também frutas. O tender também é muito apreciado pelos brasileiros.
Na ceia portuguesa não falta bacalhau, acompanhado, geralmente, de ovos, batatas cozidas e repolho.
Vitela ao molho de atum é o que entra em muitas ceias da Argentina. Carnes de peru e de porco também são tradicionais na noite de Natal.
Os alemães comem um tipo de bolo de frutas secas, chamado stollen, que é coberto com açúcar. A bebida que acompanha é o glühwein, um vinho quente.
Peixe embrulhado na folha de bananeira, frango recheado e carne de porco assada embaixo da terra, em um forno improvisado no chão, chamado de lovo, são os pratos mais tradicionais da ceia.
Vegetais recheados, sopas e bolos são parte da ceia tradicional no país. O site Business Insider destaca que é comum que católicos da Bulgária quebrem o jejum feito durante o dia com a ceia de Natal.
Uma das muitas tradições de ceia de Natal na Itália é comer pratos de frutos do mar. Lula, bacalhau, anchovas e moluscos entram no cardápio dos italianos. O torrone também não pode faltar.
Os franceses também apostam nas ceias recheadas de frutos do mar. Lagostas e ostras podem ser servidas. O patê de fígado de ganso (foie gras) também está presente em muitas mesas de Natal na França.
É uma ceia exótica. Pele e gordura de baleia entram no cardápio, o prato é chamado de mattak (foto). Outro alimento presente nas ceias é o kiviak, carne crua e decomposta de ave.
Churrasco de cordeiro, porco e peru é uma tradição de Natal na África do Sul.
Rolinhos de canela recheados com creme de chocolate são comuns no jantar de Natal. O doce leva o nome de “chicken bones”, pela semelhança física com ossos de galinha.
Arroz doce é uma tradição na refeição de Natal. Os dinamarqueses também servem o doce na ceia.
Os britânicos têm a tradição de comer uma sobremesa feita com figos, chamada de figgy pudding. O doce é citado em um dos versos da música “We Wish you a Merry Christmas” e pode ser preparado de diferentes formas. Alguns preferem flambado (foto).
Uma espécie de “pamonha”, chamada de tamale, recheada com carne de porco é o prato tradicional do Natal na Costa Rica. Mexicanos e nicaraguenses também apreciam os tamales. O prato também é típico de El Salvador e outros países de região.
Na mesa de Natal em Gana, mingau de milho, quiabo cozido e o tradicional fufu (foto): uma massa que pode ser feita de inhame, mandioca, banana ou milho. O fufu é um prato tradicional em vários lugares da África.
O prato de arroz Biryani (foto) feito com especiarias integra a ceia dos indianos. Um doce feito com leite, o kheer, também e bem tradicional do Natal.
O eggnog, uma espécie de gemada, é uma bebida tradicional do Natal dos americanos. Algumas pessoas preferem a versão alcoólica para brindar na ceia.