Casual

O que a sua casa pode dizer sobre você?

Psicanalista explica como as características da decoração revelam traços da personalidade dos moradores

Assim como a maneira de se vestir, os objetos, formas e cores de seu lar dão forma a sua personalidade (Creative Commons/Real Staging)

Assim como a maneira de se vestir, os objetos, formas e cores de seu lar dão forma a sua personalidade (Creative Commons/Real Staging)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2012 às 11h00.

São Paulo - A decoração de uma casa costuma ser um reflexo da personalidade de seus moradores. Se a desorganização toma conta da rotina da pessoa, por exemplo, muito provavelmente seu ambiente de descanso também será assim. Agora, se a pessoa tem criatividade correndo nas veias, as chances de construir um espaço único e cheio de elementos criativos são enormes.

“De certa forma os lares, querendo ou não, acabam expressando seu estado de espírito, amarguras, ausências, felicidades... Enfim, as muitas possibilidades de expressão da realidade psíquica, isto é, do nosso mundo fantasmático. Inconscientemente se faz da casa uma extensão do próprio corpo. É onde conseguimos a sensação ilusória de segurança e proteção”, explica a psicanalista Daisy Maria Ramos Lino.

Assim como a maneira de se vestir, os objetos, formas e cores de seu lar dão forma à personalidade. Isso significa que a casa também comunica e expõe um pouco da maneira de ser e de se relacionar de cada umPara você entender melhor o que a decoração de uma casa pode dizer sobre a pessoa, veja os três exemplos da psicanalista Daisy Maria Ramos Lino:

1 Cozinha e sala integradas e movimentadas

Uma casa em que se observa um ambiente aonde a sala e cozinha são os lugares mais movimentados, às vezes até espaços integrados, decorados com cuidados nos detalhes, nem sempre em ordem, e, apesar da simplicidade, um local acolhedor transmitindo tranquilidade, demonstra uma pessoa que prefere mais receber amigos do que fazer visitas. Geralmente, são pessoas extrovertidas, alegres, boas anfitriãs, cujo traço predominante é o caráter oral.

2 Casa organizada, funcional e prática

Uma casa organizada, onde tudo deve ser funcional e prático, com decoração sóbria, bem tradicional e valorização da simetria pode representar uma pessoa conservadora, apegada ao tradicional, com gosto exacerbado pela ordem, com traço de caráter obsessivo.

3 Decoração exótica

Uma casa com ambientes chamativos, exóticos (espelhos, luzes, brilhos, etc.), cores fortes, com espaços amplos ou multifuncionais reflete pessoas falantes, inquietas, dispostas a sempre estar mudando alguma coisa no espaço. Em geral, pessoas que possuem o predomínio do caráter histérico.

Acompanhe tudo sobre:CasasDecoraçãoImóveis

Mais de Casual

Conheça o hotel de luxo com diárias de R$ 180 mil em que Gabigol está hospedado no Japão

"João Fonseca pode chegar muito mais longe do que eu”, diz Guga Kuerten

História e inovação: Tommy Hilfiger Watches renova coleção TH85

A mansão mais cara do Brasil será demolida para construção de condomínio de luxo; veja os detalhes