Casual

Morre o inventor do fuzil AK-47

Kalashnikov enfrentava uma longa doença, e estava internado em um hospital da cidade

AK (Getty Images)

AK (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2013 às 12h40.

Mikhail Kalashnikov, o inventor da arma mais utilizada no mundo, o fuzil AK-47, morreu nesta segunda (23) em um hospital da república russa de Udmúrtia. Ele tinha 94 anos.

Segundo a imprensa local, Kalashnikov sofria de problemas cardíacos, e estava internado em um hospital de sua cidade natal, Izhevsk. A notícia foi divulgada por autoridades russas. 

"Hoje, 23 de dezembro, nos chegou a triste notícia: após uma longa e grave doença, faleceu aos 94 anos o lendário projetista de armas de fogo Mikhail Timofeyevich Kalashnikov", escreveu um oficial.

Kalashnikov tinha cerca de 20 anos quando começou a trabalhar em sua maior criação. O AK-47 ganhou fama porque raramente trava em situações de combate. Até hoje ele é utilizado pelas forças armadas russas e por milícias ao redor do mundo.

Apesar disso, Kalashnikov dizia preferir ter inventado um objeto menos letal. "Gostaria de ter inventado uma máquina que as pessoas pudessem usar, que pudesse ajudar fazendeiros com seu trabalho", disse em passagem pela Alemanha. 

O fuzil também é muito conhecido no mundo dos games, principalmente os de tiro em primeira pessoa. Franquias como Call of Duty, Medal of Honor e Battlefield estão entre as que oferecem a arma como opção de equipamento.

Acompanhe tudo sobre:ArmasINFO

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo