Casual

Juanes e Jesse & Joy dominam Grammy Latino

Roqueiro colombiano Juanes e o duo mexicano Jesse & Joy conquistaram as principais categorias do Grammy Latino

Juanes posa com os prêmios de melhor vídeo musical em formato longo e de álbum do ano por seu "MTV Unplugged" (Steve Marcus/Reuters)

Juanes posa com os prêmios de melhor vídeo musical em formato longo e de álbum do ano por seu "MTV Unplugged" (Steve Marcus/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 09h37.

Las Vegas - O roqueiro colombiano Juanes e o duo mexicano Jesse & Joy conquistaram na quinta-feira as principais categorias do Grammy Latino, em Las Vegas, numa noite em que o contemporâneo falou mais alto que o tradicional.

Na cerimônia, Caetano Veloso foi homenageado como personalidade do ano pela Academia Fonográfica Latina.

Juanes, um dos mais conhecidos astros da música latino-americana, recebeu o cobiçado troféu de álbum do ano com seu "MTV Unplugged", premiado também como melhor vídeo em formato longo. O cantor e compositor dominicano Juan Luis Guerra foi escolhido o melhor produto do ano, por seu trabalho no álbum de Juanes.

"Isso é para o maestro Juan Luis Guerra, por tornar isso possível", disse Juanes, de 40 anos, que acumula agora 19 Grammys Latinos, empatando como recordista com a banda de reggaeton Calle 13.

Guerra liderava em número de indicações (seis), mas não levou os grandes prêmios de gravação e canção do ano, que concorria com "En El Cielo No Hay Hospital".

Esses dois troféus foram para "¡Corre!", dos irmãos Jesse & Joy, que em 2007 levaram o prêmio de revelação. "Viva o México!", disse Jesse ao aceitar o prêmio de gravação do ano -- uma frase repetida por vários ganhadores da 13a edição do Grammy Latino.

Repetindo Jesse & Joy há cinco anos, a banda pop mexicana 3BallMTY foi eleita a revelação do ano, com um estilo conhecido como "tribal guarachero", misturando a cúmbia mexicana com a música eletrônica dançante.

Mal saídos da adolescência, os três integrantes do grupo já fazem sucesso não só no México, mas também nos EUA, com seu disco de estreia, "Inténtalo". Eles dedicaram seu Grammy Latino aos DJs mexicanos.

A mexicana Carla Morrison ganhou na categoria música alternativa, com "Dejenme Llorar". De vestido vermelho e exibindo várias tatuagens no braço, ela deixou soltar um palavrão ao vivo pela TV depois do seu "Viva o México!".

Entre as principais atrações da noite estiveram Juanes num dueto com o veterano guitarrista Carlos Santana. A cerimônia começou com uma apresentação do rapper Pitbull, de Miami, que canta em inglês e espanhol.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoGrammyIndústria da músicaMúsicaMúsica pop

Mais de Casual

Mudanças climáticas: pássaro altera rota e preocupa produtores de vinho em Portugal

25 filmes que chegam nos cinemas e ao streaming em 2025

Milionários que cozinham e dirigem carros usados: conheça adeptos do estilo de vida do 'subconsumo'

Prédio residencial em SC terá spa a 100 metros de altura com vista de tirar o fôlego