Exame Logo

Honda cria protótipo esportivo que mistura carro e moto

Segundo montadora, dirigir o 2&4 concept é algo que dá o famoso "frio na barriga", com respostas rapidíssimas aos movimentos

Protótipo 2&4 concept: são apenas 3,04 metros de comprimento, tamanho mais próximo ao de uma moto do que de um carro (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2015 às 10h26.

São Paulo - A Honda é referência global tanto entre automóveis quanto entre motocicletas . Por isso, não chega a surpreender que a montadora tenha tido a ideia de mesclar os dois tipos de veículo num só: o protótipo 2&4 concept, que será apresentado ao público na próxima semana, durante o Salão de Frankfurt.

Essa característica mista é fácil de ser observada logo no primeiro olhar. O modelo tem quatro rodas, mas não há cabine. Além disso, sua inspiração vem do RA272, carro utilizado pela Honda durante a temporada de 1965 da Fórmula 1.

Por outro lado, são apenas 3,04 metros de comprimento, tamanho mais próximo ao de uma moto do que de um carro.

Falando em moto, o bloco que equipa o 2&4 concept é derivado da RC213V, utilizada pela Honda em competições como a MotoGP.

Trata-se de um motor 1.0 V4 que oferece 215 cavalos de potência e 12 mkgf de torque, instalado na parte central do modelo. A transmissão é de dupla embreagem e seis velocidades. Vale falar também que o motor pode chegar a 14 mil rotações por minuto.

O espaço destinado ao motorista/piloto é o mais minimalista possível. Não há, por exemplo, itens como painel de instrumentos ou para-brisa - apenas um pequeno vidro acima do volante no qual são projetadas informações em tempo real.

A lateral do banco não tem qualquer tipo de proteção, ficando diretamente exposta a impactos.

O que espanta é saber que o peso toal do protótipo é de apenas 405 kg, resultando numa relação peso/potência de 1,88 kg/cv.

Não por acaso, a montadora destaca que dirigir o 2&4 concept é algo que dá o famoso "frio na barriga", com respostas rapidíssimas aos movimentos.

Naturalmente, por não ser equipado com itens de segurança (somente cinto de segurança), o modelo dificilmente ganhará uma versão de produção.

São Paulo – A indústria automobilística trabalha a todo vapor para sempre apresentar ao mercado novos modelos de carros .  Alguns surpreendem pelo design e desempenho, outros, no entanto, causam certa decepção. O site Auto Guide, especializado no setor automobilístico, listou 10 modelos de carros muitos estranhos lançados na última década.  Fazem parte da seleção carros com design diferente, mas também modelos lançados sem que fizesse muito sentido no portfólio da montadora .  Veja nas imagens os os 10 carros mais estranhos lançados na última década, segundo o Auto Guide.
  • 2. SSR, da Chevrolet

    2 /12(Reprodução da web)

  • Veja também

    Conhecido como um dos grandes fracassos da Chevrolet, o SSR (Super Sport Roadster) nasceu com a ideia de ser um carro com características retrô, mas não agradou o mercado. Começou a ser produzido em 2003 e teve sua fabricação descontinuada em 2006.
  • 3. i-MiEV, da Mitsubishi

    3 /12(Divulgação/Mitsubishi)

  • O i-MiEV é um carro elétrico produzido pela Mitsubishi.  Segundo o Auto Guide, embora os veículos elétricos sejam realmente pouco convencionais, o i-MiEV foge ainda mais deste conceito.  Aparência incomum e características de desempenho fracas fazem do modelo um dos carros mais estranhos lançados na última década.
  • 4. Juke, da Nissan

    4 /12(Divulgação/Nissan)

    Lançado no mercado europeu em 2010, o Juke, da Nissan, é um veículo crossover da montadora japonesa. De acordo com o Auto Guide, embora o modelo siga a tendência de veículos diferentes, suas vendas vão bem em alguns dos países onde é comercializado.
  • 5. iQ, Scion

    5 /12(Divulgação/Scion)

    Lançado pela Scion, divisão da Toyota para o mercado americano, o iQ compete no mercado com o Smart. Inicialmente, o iQ foi desenvolvido como veículo conceito e apresentado em 2007 no Salão Automóvel de Frankfurt.
  • 6. Murano CrossCabriolet, da Nissan

    6 /12(Divulgação/Nissan)

    Outro modelo bastante inusitado da Nissan é o Murano CrossCabriolet. De acordo com a montadora japonesa, o modelo é o único carro conversível do mundo all-wheel-drive.
  • 7. 9-7x, da Saab

    7 /12(Reprodução da web)

    Lançado em 2005 pela montadora Saab em parceria com a montadora General , o 9-7x se encaixa na categoria de utilitário-esportivo.  As vendas do modelo foram descontinuadas em 2009 depois do fraco desempenho no mercado.
  • 8. Accord Crosstour, da Honda

    8 /12(Divulgação/Honda)

    O Accord Crosstour foi lançado em 2009 pela montadora japonesa Honda e se encaixa na categoria de veículos full-size crossover. Em abril deste ano, a Honda decidiu descontinuar a produção por conta das vendas fracas.
  • 9. R-63-AMG, da Mercedes-Benz

    9 /12(Reprodução da web)

    Embora não tenha portas de correr, o R-63-AMG se encaixa na categoria minivan. O modelo foi o primeiro nesta categoria produzido pela Mercedes-Benz, mas, de acordo com o Auto Guide, não faz sentido no portfólio da montadora.
  • 10. Paceman, da MINI

    10 /12(Divulgação/MINI)

    O Paceman é basicamente a versão  duas portas do MINI Countryman. Para o Auto Guide, a introdução do modelo no mercado gerou apenas confusão. O modelo é produzido pela MINI desde 2012 e uma curiosidade sobre ele é que o Paceman não é fabricado na Inglaterra, mas em Graz, Áustria.
  • 11. Série 3 GT, da BMW

    11 /12(Divulgação/BMW)

    Ainda não existe consenso em que categoria o Série 3 GT se encaixa. Em alguns lugares, ele é rotulado como sedan, em outros como um hatchback ou ainda como um crossover.  A verdade é que, para a BMW, o modelo está inserido na categoria “progressive activity coupe”.
  • 12. Falando em carros...

    12 /12(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas japonesasHondaMontadorasMotosVeículos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame