Espumante: bebida combina com as festas de fim de ano. (Jasmina81/Getty Images)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 22 de dezembro de 2023 às 10h50.
Última atualização em 22 de dezembro de 2023 às 10h52.
“Estou bebendo estrelas!” A icônica frase de Dom Pierre Pérignon dita ao provar um espumante, mais especificamente ao champanhe, nos traz esse sentimento de que aproveitar as festas de final de ano desta forma é mais do que especial. Brilhantes, refrescantes e repletos de vivacidade, essas borbulhas de felicidade encantam paladares e iluminam cada brinde.
EXAME Casual organizou uma lista com indicações de espumantes que casam com a época do ano. Dos clássicos aos mais inovadores, cada rótulo aqui presente é uma ode à celebração, prontos para serem apreciados e compartilhados em meio às comemorações que marcam o final do ano. A seleção foi organizada por importadora e por vinícola.
Um dos Crémants d'Alsace mais especiais é produzido pela Mélanie Pfister, oitava geração da família na região, produzindo vinhos de forma orgânica, frescos e cheios de personalidade. Destaque para o Crémant Breit, que fica 24 meses em contato com as borras amadurecendo nas caves aportando deliciosa textura.
Encontrar um produtor do Jura tão dinâmico e com vinhos tão puros que ainda não tenha sido descoberto é um verdadeiro achado. E o Domaine Fumey-Chatelain se enquadra nesse quesito. Quase todos seus vinhos são engarrafados sem filtração e colagem. O resultado são vinhos puros, cheios de energia e que entregam muita qualidade. O Crémant Rosé de Pinot Noir, que tem borbulhas finas, excelente cremosidade e textura e ótima acidez.
Fabien Jouves, do Domaine Mas del Périé, é sinônimo de uma Cahors dinâmica e rejuvenescida. Seus vinhos tem uma pureza cristalina, são fáceis de beber e não perdem a complexidade e a característica de cada uva. O Pét Nat é feito de um blend de Malbec e Muscat de Hamburg com idade média de 30 anos em solos argilo-calcários.
Intensidade vibrante da maçã verde e dos citrinos; frescor de nuances minerais e das flores brancas, junto de notas louras (brioche, cereais, nozes frescas). A bebida é feita com três castas de uva: Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay .
Frutado brilhante com paladar sedutor. Bouquet vivo e intenso de frutos vermelhos (morango silvestre, framboesa, cereja), com nuances florais de rosa e um leve toque de pimenta.
Complexo, estruturado, intenso, fresco, toques de frutas brancas, e perlage fino e delicado, este espumante é perfeito para acompanhar risoto de trufas, lombo suíno com molho de damasco e filé mignon com molho de queijo. Seu aroma apresenta notas intensas de frutas secas e cítricas, e brioche.
Espumante que possui, em seu gustativo, borbulhas finas, textura cremosa e um final longo e rico em mineralidade, que se encaixa bem com Jamon, Foie Gras, Paella e Carnes Brancas. No seu aroma é intenso, apresentando notas de maçã, pêssego, ervas do mediterrâneo (como alecrim e tomilho), frutas secas como nozes e avelãs, acompanhado de final de pão torrado.
De sabor fresco e com toques amanteigados, este espumante tem olfativo de flores brancas, peras e pêssegos, junto de toques tostados. Acompanha muito bem canapés de salmão defumado, risoto de camarão e torta de limão.
De olfativo frutado, com notas de flores e toques delicados de maçã-verde, este rótulo possui um sabor fresco, leve e com acidez equilibrada, que combina com pratos incrementados como mariscos crus, Jamón Pata Negra e bruschetta com tomate e manjericão
Quando falamos de espumante, o espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage é um dos destaques entre os selecionados. Com aroma de pêra e maçã verde , junto de notas de flores brancas, este rótulo possui um sabor fresco, com boa estrutura, cremoso, elegante e equilibrado, que combina principalmente com frutos do mar, como camarões, lagosta e lulas.
O Mumm Cuvée Reserve Demi Sec tem uvas de San Rafael, outra região de Mendoza, onde as uvas amadurecem, desenvolvendo aromas e sabores de frutas maduras e tropicais. No paladar rico e adocicado, com grande intensidade de sabor. O Mumm Léger, composto 100% de moscatel rosado, tem borbulhas delicadas, com um paladar intenso que entrega notas de abacaxi, pêssegos maduros e notas florais.
De cor amarelo-palha brilhante com reflexos dourados, esse vinho possui um sabor refrescante, cheio, frutado, elegante, com borbulhas finas e final persistente, junto de um aroma expressivo, com notas de frutas brancas e amarelas, e nuances florais e de panificação.
Possui um aroma fresco e típico, com notas de jasmim e outras flores brancas, guaraná, cítricos e mel, acompanhada de um sabor leve, persistente e doce no paladar, com um final de boca jovial e refrescante.
Equilibrado, refrescante e agradável e com perlage fina e persistente, este espumante possui um aroma intenso de frutas tropicais e flores, como rosa, margarida e madressilva. Acompanha muito bem carnes brancas, frutos do mar, queijos, risoto e massas de molho branco, saladas e aperitivos.
Rótulo mais premiado da marca, com 115 medalhas em concursos internacionais, esse espumante é doce, delicado, apresentando grande equilíbrio entre doçura e acidez. Apresenta aromas adocicados, com notas florais e de mel. Harmoniza bem com sobremesas, como tiramisù, torta de maçã e cheesecake.
Espumante brut elaborado somente com uvas da variedade prosecco. Leve e refrescante, é uma bebida com acidez equilibrada e perlage persistente. Versátil, harmoniza com mix de folhas verdes, peixe grelhado como o pintado, massa à carbonara, camarão frito e filé de leitão. Também é ideal para o preparo de drinks, como o Aperol Spritz.
Espumante do tipo brut, tem rápida passagem por barricas de carvalho francês, conferindo à bebida um doce e delicado aroma de baunilha. Tem aromas frutados, típicos da variedade Chardonnay. Harmoniza com canapés, além de pratos elaborados com frutos do mar, como sashimi, atum, filé de salmão e camarão ao alho e óleo, risoto de palmito, paella valenciana e carnes brancas.
Foi o primeiro espumante da vinícola a ter o selo da certificação exclusiva para as borbulhas da Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira. Com um blend das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, é elaborado pelo método tradicional, com 12 meses de amadurecimento. Possui aromas que remetem à doçura de damascos e a robustez de amêndoas tostadas, além de toques elegantes de flores brancas.
Único espumante nature sur lie da marca, é chancelado pela D.O. Altos de Pinto Bandeira. Elaborado pelo método tradicional, tem maturação mínima de 24 meses. Autêntico, proporciona uma experiência única devido à permanência das leveduras dentro da garrafa, maturando a bebida até que ela seja aberta. Tem acidez delicada e cremosidade bem presente.
Agradável e frutado espumante assinado pela família Bernardi, Jacur homenageia uma antiga área de comércio da região. No nariz mescla notas de pêssegos frescos a toques florais, enquanto em boca é delicado e refrescante.
Blend de Pinot Noir, Chardonnay e Gamay, este Crémant de Bourgogne Rosé estagiou de 12 a 15 meses em contato com as leveduras. Destaque para notas de frutas vermelhas frescas, notas florais, além dos agradáveis toques defumados e tostados
Um vinho delicado perfeito para os momentos de descontração. No nariz apresenta boa presença de frutas vermelhas como pêssego e morango, além de nuances florais que dão equilíbrio para uma acidez equilibrada, leve e refrescante totalmente convidativa.
Este champagne 100% Pinot Noir, teve todo seu potencial explorado na versão Brut Nature por Michel Drappier. Com ótima acidez e paladar mineral, revela notas de limão, avelãs e peras. Diferentemente da maior parte dos espumantes no mundo, este Champagne de Drappier não tem adição de sulfitos durante o processo de fermentação e engarrafamento.
Vinho elaborado pelo método Martinotti (charmat), exibe tipicidade e elegância. Espumante delicado, apresenta aromas intensos de mel, pêssegos frescos, frutas cítricas e notas florais. Marcado pela persistência e finesse da perlage, com agradável doçura.
Espumante 100% Natural, obtido a partir de uma única fermentação, somente com açúcares naturais da uva. O resultado é um vinho de baixo teor alcoólico, pouco açúcar residual e que conserva a suas proteínas naturais.
Um espumante delicado, cremoso e com acidez equilibrada, que possui características visuais e aromáticas que remetem à frutas vermelhas e conta com 12,5% de teor alcoólico. Seu envelhecimento leva cerca de 10 meses, com a autólise da levedura e ele é engarrafado pelo menos 3 meses antes de ser comercializado.
O Extra Brut, da safra 2019, elaborado através do método clássico (champenoise), é feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir na mesma proporção. Teve 24 meses de autólise, o que lhe confere elegância e maior complexidade aromática.
O Nature, da safra 2020, elaborado via método tradicional, tem em sua composição 60% de Pinot Noir e 40% de Chardonnay. Ficou 18 meses em autólise na cave da vinícola, com temperatura controlada. Tem aromas florais, amendoados e de mel, e sabor marcante e elegante.
Tosti Prosecco Rosé vem de uma DOC (Denominação de Origem Controlada) recém regulamentada na Itália. É assinado pela Tosti, empresa familiar ativa na produção de vinhos e espumantes desde 1820 na região de Vêneto.
Elaborado pelo método charmat com um blend de uvas do Vêneto e do Friuli, Notte di Bollicine Gran Cuvée encanta pelo caráter delicado e refrescante. O nome “Notte di Bollicine” quer dizer noite de borbulhas.
Produzido pela vinícola chilena Miguel Torres, o espumante Estelado representa o resgate da variedade de uva mais antiga do Chile: a uva País. Estelado é o primeiro vinho espumante feito com essa uva, elaborado pelo método tradicional. No paladar, é fresco e robusto, característica da variedade ancestral de uva País.
Diretamente da Borgonha, na França, é um encantador blend das uvas Ugni Blanc, Chardonnay e Colombard que traz leveza, frescor e aromas frutados como maçã e pêra. Sua acidez vibrante está muito bem equilibrada com a doçura, que faz que seja percebido como uma espumante Demi-Sec delicada.
Um exemplar uruguaio da região de Canelones produzido com as uvas Chardonnay, Viognier e Sauvignon Blanc, que apresenta aromas pronunciados e envolventes, incrível cremosidade na boca, acidez vibrante - característica essencial para elaboração de bons espumantes - e final longo.
É um rosé, peça chave para harmonizar uma diversidade de pratos e momentos. Elaborado pela Viña Undurraga, uma das vinícolas líderes no segmento de espumantes no Chile, com a uva Pinot Noir, este exemplar ficou 6 meses em tanques de aço inox em sur lie (sobre as borras), o que agregou maior complexidade e cremosidade ao vinho.
Com visual dourado brilhante, ele cativa o paladar por meio de suas características: cremosa, com boa acidez, elegância, delicadeza, frescor e persistência. No olfato, é um deslumbre, apresentando nuances frutadas, de brioche, pêssego, flores brancas, baunilha, mel e cítricos. Perfeito para ocasiões importantes, como comemorar a virada do ano, além disso, harmoniza de maneira sublime com uma ceia refinada composta por caviar, ostras e frutos do mar.
O espumante Cava Anna de Codorníu Rosé, destaca-se pela sua textura média, cremosa e refrescante, ideal para os dias ensolarados. Seu aroma se distingue pelas notas de frutas vermelhas, como morango e frutas do bosque. Para apreciá-lo, é ideal combiná-lo com entradas à base de frutos do mar, peixes grelhados e queijos.
Produzido pela renomada vinícola Valdo, este exemplar apresenta, no olfato, notas frutadas, florais e de maçã verde. Na boca, combina leveza, frescor e um final frutado irresistível. Para enriquecer ainda mais sua experiência gustativa, é ideal acompanhá-lo com aperitivos, ostras, entradas leves, queijos e frutos do mar.
Produzido pela Cantina Cavicchioli, fundada em 1928, ele surpreende na boca com seu corpo leve, textura cremosa, acidez refrescante e final frutado, proporcionando uma harmonia de sabores. Ideal para encontros especiais, este espumante pode ser degustado com queijos leves e sobremesas à base de frutas brancas ou cítricas.
Um clássico da América do Sul, a vinícola argentina Finca La Celia produz um vinho branco nobre, o Finca La Celia Pioneer Chardonnay. Este rótulo combina com os dias mais calorosos de final do ano e, desde o aroma, já surpreende com notas de frutas tropicais, minerais e baunilha. No paladar, apresenta corpo médio, sendo sedoso, frutado e macio. Sua combinação é perfeita com frutos do mar, massas com molhos à base de queijos e risotos.
O Vinho Attitude Sauvignon Blanc da Pascal Jolivet é uma fusão de notas cítricas, limão, maçã verde e nuances minerais, com toques de frutas brancas que se destacam no olfato. Em seu paladar, apresenta corpo médio, com acidez elegante e refrescante. Ostras, mariscos e queijos de cabra são as opções para uma melhor harmonização.
Espumante ALUD Brut é um espumante importado da Espanha, da região de Badajoz e produzido pela Bodegas López Morenas. ALUD, em espanhol, significa avalanche. Trazendo a ideia de refrescância, é ideal apreciar esse espumante bem gelado.
O espumante perfeito para dias quentes e abafados, feito com a uva baga, ele possui um delicioso aroma de marmelada, geleia de frutos vermelhos, cassis, melaço de cana-de-açúcar. Na boca, é elegantemente frutado, frescura moderada e longa persistência.
Feito com as castas Bical e Arinto, esse espumante possui um aroma jovem, com nuances de tostados e frutos secos. Na boca, também é frutado, fresco, e com boa persistência.
Novidade da premiada vinícola chilena Vik. Trata-se do primeiro champanhe com D.O. produzido 100% na França a partir de um corte de 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, o que confere à bebida notas cítricas e refrescantes.