Fotógrafo coloca super-heróis e personagens de Star Wars para viver no século 17
Como seria se o Super-Homem tivesse vivido não no século 20, mas algumas centenas de anos antes? Não, essa não é a nova ideia de trama da DC para as aventuras do...
Da Redação
Publicado em 19 de novembro de 2014 às 17h47.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h46.
Como seria se o Super-Homem tivesse vivido não no século XX, mas algumas centenas de anos antes? Não, essa não é a nova ideia de trama da DC para as aventuras do homem de aço, mas sim o tema de um ensaio do fotógrafo Sacha Goldberger. Ao lado, por exemplo, o Retrato de um homem com um S no peito.
O artista retratou personagens da DC Comics, da Marvel e de Star Wars vestidos com roupas de época e seguindo um estilo de pintura flamenga, popular entre os séculos 15 e 17. Entre seus representantes de mais destaque, está o holandês Rembrandt, mas Goldberger cita Van Eyck e outros pintores flamengos como referência. Ao lado, Retrato de uma mulher felina vestida de preto e seu animal ainda mais selvagem.
A descoberta desses personagens, que remete à infância, deu origem ao desejo de reapropriá-los, levando-os de volta no tempo e formando uma combinação com a arte ocidental moderna, diz um texto no portfólio do autor. A ideia dele era confrontrar esses ícones da cultura americana com pintores contemporâneos da escola Flamenga. Ao lado, Retrato de um par de homens mascarados que não olha um para outro.
A coleção demonstra o uso de técnicas do século 17, contrapondo luz e sombra para ilustrar nobreza e fragilidade dos super-poderosos de todos os tempos. O trabalho envolveu mais de 110 pessoas, incluindo 5 estilistas, 7 maquiadores e 5 cabeleireiros ou hairstylists. Ao lado, Retrato de um homem mascarado com uma aranha bordada no peito.
O casting para atores que participaram dos ensaios durou cerca de oito meses e envolveu 60 deles. Para os retratos com personagens de Star Wars, a equipe de produção ainda contou com a ajuda da 501ª Brigada Oficial de Lucas. Ao lado, um stormtrooper ou qualquer que seja a denominação de um soldado do Império no século XVII.
Foram necessários três meses de alterações, que envolveram duas equipes de artistas de imagem digital. Ao lado, Retrato de um oficial com capacete preto e seu animal um pequeno AT-AT, aparentemente.
Retrato de um objeto cilíndrico de metal, o R2-D2. Se quiser conhecer mais do trabalho de Goldberger, vale conferir seu site oficial ou a página dele no Facebook, em que ele inclusive revela quem são os atores por trás de cada um dos personagens e mostra mais fotos além das que você confere a seguir.
Retrato de um homem verde muito musculoso, provando que o Hulk mantém a classe mesmo depois de transformado.
Retrato de um homem de máscara com orelhas pontudas.
Retrato de um homem vestindo um capacete com luz saindo de seus olhos.
Soldado com capacete e escudos nas cores da América.
Chewbacca em toda sua glória, mesmo com roupas bem diferentes das que usa em Kashyyyk. O nome da obra é Retrato de um homem muito cabeludo.
Retrato de um homem vestindo uma armadura dourada.
Retrato de um pequeno idoso com um bastão de luz verde.
Por fim, um que não é nem super-herói e nem de Star Wars, mas que merece a aparição: Retrato de um bobo da corte com um sorriso mórbido.
Mais lidas
Mais de Casual
Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de anoOs espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo