Cannes - Um filme belga estrelado pela atriz francesa Marion Cotillard no papel de uma mãe que tem de convencer os colegas de trabalho a renunciar a um bônus para salvar seu emprego e sua casa de família, ganhou elogios imediatos nesta terça-feira no 67º Festival de Cinema de Cannes .
"Deux jours, une nuit" (dois dias, uma noite), dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, que são figuras conhecidas de Cannes e já ganharam a Palma de Ouro, foi apresentado em uma sessão para a imprensa como um filme de bom astral, apesar de um enredo com pessoas das camadas mais baixas da classe média sob o risco de escorregarem para a pobreza.
"A favorita de Cannes Marion Cotillard se une aos veteranos do festival Jean-Pierre e Luc Dardenne para um brilhante drama tenso e revelador sobre o desemprego", escreveu o crítico Peter Bradshaw para o jornal The Guardian.
A cinco dias antes do anúncio dos resultados do prêmio, no sábado, um crítico de cinema elogiou o festival por estar "bem redondo".
A obra dos Dardenne rapidamente saltou para o topo do ranking dos candidatos a ganhar a Palma de Ouro de melhor filme, na opinião dos críticos e profissionais presentes no festival realizado na costa do Mediterrâneo, com 12 dias de duração.
Também aclamados, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista Screen International, estão o filme do diretor britânico Mike Leigh, "Mr. Turner", sobre os últimos anos do pintor pré-impressionista J.M.W. Turner, e o retrato psicológico "Winter Sleep", do diretor turco Nuri Bilge Ceylan.
O cineasta Luc Dardenne disse que o filme mostra como o contato pessoal com os colegas de trabalho por parte da jovem mãe Sandra, que se recuperou de uma depressão, mas corre o risco de sofrer uma recaída por causa da crise, pode trazer à tona um outro lado das pessoas.
"Não era fácil mostrar solidariedade... porque há uma queda na renda", disse ele sobre a situação enfrentada pelos colegas de Sandra. "A solidariedade é uma espécie de compromisso moral, que é baseado em uma decisão moral", disse Dardenne.
Embora atualmente às vezes seja difícil ver o tipo de solidariedade que levou aos movimentos sociais na década de 1960, "eu acho que ainda existem pessoas como as que se vê no filme, que mostram solidariedade - que é a linha da história", disse ele.
Marion, que ganhou um Oscar em 2007 por sua interpretação de Edith Piaf, em "Piaf: Um Hino ao Amor" , disse ter gostado do desafio do papel de Sandra.
"Eu fiquei comovida com as pessoas que lutam, apesar das circunstâncias, apesar de desvantagens", disse ela. "Aprendi muito sobre a condição humana ao explorar a alma dessas pessoas."
- 1. Tapete vermelho
1 /12(Getty Images)
São Paulo – O
Festival de Cannes começou do dia 14 de maio, na França, mas não são apenas os
filmes que têm chamado a atenção do público. Durante a mostra,
celebridades , como Blake Lively, Hilary Swank e Nicole Kidman, desfilaram com vestidos de cair o queixo, para
Oscar nenhum colocar defeito. Confira a seguir alguns dos grandes destaques da
moda do evento de
cinema que dura até dia 25 deste mês.
2. Blake Lively 2 /12(Getty Images)
A atriz Blake Lively está sendo uma das grandes referências da moda nesta edição do Festival de Cannes. Na estreia do filme "Captives" (imagem à esquerda), a artista apareceu com um elegante vestido tomara-que-caia preto e branco, feito pelo grife Gucci Première. A marca também foi a responsável pela confeção do modelo na cor vinho, que ela vestiu na abertura do evento, com o filme "Grace of Monaco".
3. Hilary Swank 3 /12(Getty Images)
Estrelando o filme "The Homesman", que concorre à Palma de Ouro em Cannes, a atriz Hilary Swankacertou em cheio na escolha do modelito para a première de sua produção. O vestido branco, justinho e de um ombro só foi feito pelo Atelier Versace
4. Nicole Kidman 4 /12(Getty Images)
Durante a cerimônia de abertura do festival e apresentação do filme "Grace of Monaco", Nicole Kidman se vestiu à altura do papel que desempenhou na produção, em que encarnou a princesa Grace kelly. A atriz compareceu ao evento com um vestido azul repleto de detalhes e bordados da grife Armani Privè.
5. Naomi Watts 5 /12(Getty Images)
Outra artista que chamou a atenção durante o Festival de Cannes foi Naomi Watts. Ela foi à première do filme "Como Treinar Seu Dragão 2" com um modelo Marchesa, feito de chiffon de seda azul e bordado de cristais de diamante. O vestido de cair o queixo fez com que, mesmo não participando do filme, Naomi fosse um dos destaques do tapete vermelho.
6. Jessica Chastain 6 /12(Getty Images)
A protagonista do filme "The Disappearance Of Eleanor Rigby" Jessica Chastain compareceu à estreia de seu trabalho com um belo vestido azul royal de um ombro só e fenda frontal. O brilho do visual ficou por conta dos brincos de diamantes que ela usou na ocasião.
7. Cate Blanchett 7 /12(Getty Images)
O visual adotado pela atriz Cate Blanchett na première do filme "Como Treinar Seu Dragão 2" pareceu brincar com o tema do longa-metragem. O look, elaborado pela grife Givenchy, trouxe uma blusa cuja textura lembra as escamas de um réptil. Nada mais apropriado para a estreia da animação, em que é responsável por dublar a personagem Valka.
8. Taís Araújo, Grazi Massafera e Isabelli Fontana 8 /12(Getty Images)
As brasileiras Taís Araújo (esq.), Grazi Massafera e Isabelli Fontana também estiveram presentes no Festival de Cannes e impressionaram com sua elegância e sensualidade. O vestido justo e decotado de Taís, todo bordado com canutilhos e paetês, é obra do estilista Sandro Barros. O modelo frente única azul marinho de Grazi traz detalhes em dourado e fenda lateral, e é criação de Pedro Lourenço. Já o visual de Isabelli é da grife Tufi Duek, que fez uma peça amarela, com uma grande fenda na perna. As três compareceram para assistir à première do filme "Saint Laurent".
9. Carly Steel 9 /12(Getty Images)
A atriz, apresentadora e produtora Carly Steel também compareceu à estreia de "Como Treinar Seu Dragão 2" e impressionou no tapete vermelho. O que poderia ser um simples vestido nude se tornou um modelo muito elegante com o decote elaborado e sensual na medida certa.
10. Judit Masco 10 /12(Getty Images)
A modelo e apresentadora espanhola Judit Masco escolheu bem o vestido para assistir à estreia do filme "The Homesman". Não teve como errar com o vestido tomara-que-caia clássico, na cor preta, conferindo ao traje a dose certa de elegância e beleza.
11. Alexandra Rosenfeld 11 /12(Getty Images)
A modelo e Miss França de 2006 Alexandra Rosenfeld também garantiu sua posição de destaque no tapete vermelho de Cannes 2014. Na première do filme "The Homesman", ela apareceu com um vestido bordado branco, com mangas três quartos, para compensar a "ousadia" do comprimento.
12. Veja, agora, 15 destinos para visitar antes que eles fiquem famosos 12 /12(Wikimedia Commons)