O diretor Michael Cimino no Festival de Cinema de Roma de 2008: O diretor do Festival Internacional de Veneza destacou a "intensidade" e a "originalidade" do diretor nova-iorquino (Vittorio Zunino Celotto/ Getty Images)
Da Redação
Publicado em 29 de agosto de 2012 às 20h04.
Roma - O cineasta americano Michael Cimino, diretor de filmes como "O Caçador" e "O Ano do Dragão", será homenageado por sua trajetória cinematográfica com o Prêmio Persol 2012, na 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que será realizada entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro.
Com o prêmio, os responsáveis pelo festival pretendem mostrar toda admiração que têm pela carreira de diretor, roteirista e produtor de Cimino (Nova York, 1939).
O americano deve receber a homenagem das mãos do diretor do festival, Alberto Barbera, segundo comunicado divulgado pela organização do evento.
Depois da cerimônia, será projetado o filme "O Portal do Paraíso", dirigido por Cimino e exibido em Veneza em 1982.
"Cimino exaltou a arte e ofereceu um retrato crítico e apaixonado ao mesmo tempo lúcido e encantador da América", disse Barbera.
O diretor do Festival Internacional de Veneza destacou a "intensidade" e a "originalidade" do diretor nova-iorquino, que durante os últimos 40 anos homenageou a paisagem americana.
Barbera criticou o "silêncio" ao qual foi submetido o trabalho de Michael Cimino após alguns fracassos comerciais do diretor de "O Caçador", projeto agraciado com cinco Oscar em 1979, entre eles, o de Melhor filme e Melhor Diretor.