Casual

Família de Armstrong se despede em cerimônia privada

"Hoje homenageamos um pioneiro, um explorador, um patriota, um indivíduo que, com pequenos passos, alcançou um sonho praticamente impossível", comentou um diretor da NASA


	Neil Armstrong, em módulo lunar, logo após dar seus primeiros passos na lua
 (NASA/Reuters)

Neil Armstrong, em módulo lunar, logo após dar seus primeiros passos na lua (NASA/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2012 às 21h59.

Washington - Em cerimônia privada realizada em Cincinatti, a família e os amigos mais próximos de Neil Armstrong se despediram do primeiro homem a pisar na lua nesta sexta-feira.

"Hoje homenageamos um pioneiro, um explorador, um patriota, um indivíduo que, com "pequenos passos", alcançou um sonho praticamente impossível", comentou o diretor da NASA, Charles Bolden, em breve comunicado.

A agência espacial realizou um ato público como forma de homenagem à Armstrong, que morreu no sábado passado, aos 82 anos, em decorrência de complicações, após passar por uma cirurgia cardiovascular.

Na cerimônia realizada nesta sexta-feira, "parentes, amigos e colegas de Neil se reuniram para refletir sobre sua extraordinária vida e carreira, e agradecer por tudo o que compartilhou durante sua trajetória", disse Bolden.

O diretor da NASA assegurou que as conquistas de Armstrong "nunca serão esquecidas", assim como sua gentileza e humildade que "sempre serão admiradas".

A NASA, que agora estuda novos destinos possíveis para enviar uma missão tripulada, como Marte, trata de Armstrong como um "herói" e diz que só é possível continuar com o espírito explorador por conta da façanha conquistada pelo astronauta.

Neil Armstrong pisou na Lua no dia 20 de julho de 1969 com a missão Apolo 11 e pronunciou a famosa frase "um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade".

Dois de seus companheiros, os astronautas aposentados Eugene Cernan e James Lovell, que também viajaram à Lua em missões da Apolo, também homenagearam Armstrong com um discurso no Centro Médico Infantil de Cincinatti.

A família de Armstrong pediu para as pessoas que desejam fazer contribuições, que enviem doações ao Centro Médico Infantil, além da Fundação Telluride e do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica.

Acompanhe tudo sobre:AstronautasEspaçoNasaNeil Armstrong

Mais de Casual

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação