Casual

Estilista Paco Rabanne morre aos 88 anos

A causa da morte ainda não foi divulgada

Paco Rabanne em Paris. (Luis Davilla/Getty Images)

Paco Rabanne em Paris. (Luis Davilla/Getty Images)

JS

Julia Storch

Publicado em 3 de fevereiro de 2023 às 11h22.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2023 às 11h34.

O estilista espanhol Paco Rabanne morreu hoje (3) aos 88 anos em sua casa em Portsall, França. Sua morte foi confirmada pela Puig, empresa controladora de suas marcas. Em comunicado, a empresa disse que Paco "marcou gerações com sua visão radical da moda e seu legado viverá".

"Paco Rabanne tornou a transgressão magnética. Quem mais poderia induzir as mulheres da moda parisiense a clamar por vestidos feitos de plástico e metal? Quem senão Paco Rabanne poderia imaginar uma fragrância chamada Calandre, e transformá-la em um ícone da feminilidade moderna?” disse José Manuel Albesa, presidente da divisão de moda e beleza da Puig.

A causa da morte ainda não foi divulgada.

Francisco Rabaneda Cuervo nasceu no norte da Espanha em 1934 e se mudou para a França durante a Guerra Civil espanhola (1936 - 1939).

Durante a infância no novo país, passou a se dedicar às artes, principalmente à pintura. Mais tarde cursou arquitetura até se ligar à moda. Sua mãe trabalhava para o estilista Cristobal Balenciaga.

Além da moda, Rabanne também assinou um grande portfólio de perfumes. O perfume Paco Rabanne Pour Homme lançado em 1973, abriu caminhos para o portfólio de perfumes masculinos de grande sucesso da marca.

O último lançamento da marca foi o perfume Fame, em julho de 2022. A fragrância feminina tem como rosto a atriz Elle Fanning. O frasco do perfume, tem formato de robô vestido com o icônico vestido de malha de Rabanne.

Rabanne se aposentou da moda em 1999, após seu 33º e último desfile de alta-costura. Após o evento, Rabanne raramente foi visto aos olhos do público.

Acompanhe tudo sobre:MortesEstilistasPaco Rabanne

Mais de Casual

Onde assistir às séries indicadas ao Globo de Ouro

Onde assistir aos filmes indicados do Globo de Ouro

Em 'jogo de mentirinha', Carlos Alcaraz vence João Fonseca

Como é o Lamborghini de R$ 5,8 milhões que acaba de chegar ao Brasil