Empresas francesas criam escritórios em forma de bolhas
São Paulo - As empresas parisienses Pons e Huot adotaram uma proposta de escritório em que cada trabalhador fica literalmente dentro de uma redoma durante o expediente. Com direito a isolamento acústico, cada baia é uma bolha feita de vidro acrílico, e juntas acomodam uma equipe de 15 executivos. O piso das salas do nível […]
Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2011 às 18h52.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h21.
São Paulo - As empresas parisienses Pons e Huot adotaram uma proposta de escritório em que cada trabalhador fica literalmente dentro de uma redoma durante o expediente.
Com direito a isolamento acústico, cada baia é uma bolha feita de vidro acrílico, e juntas acomodam uma equipe de 15 executivos. O piso das salas do nível superior, de carvalho, serve de cobertura para as salas de reunião e áreas de lazer que ficam no subsolo da sede. O projeto é do escritório francês de arquitetura Christian Pottgiesser.
Ainda que encare de modo extremo - ou claustrofóbico - o conceito de privacidade dos funcionários, os arquitetos defendem que o ambiente é colaborativo. A estrutura é instalada num galpão com telhado de vidro que permite a entrada de luz natural. O espaço também é decorado com um jardim interno e favoreceria o conforto dos trabalhadores - mesmo que eles tenham alguma dificuldade de conversar entre si.