Casual

Dieta detox contra os excessos de fim de ano

Além de ajudar a emagrecer, a dieta detox também serve para que o corpo libere toxinas para ajudar nesse começo de ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2013 às 10h57.

São Paulo - Todo ano voltamos à rotina com velhas promessas, que ao passar do tempo se desgastam e são esquecidas. Mas sempre é hora de tentar de novo, principalmente quando falamos de alimentação e qualidade de vida. Para isso existe a dieta detox, que além de ajudar a emagrecer, também serve para que o corpo libere toxinas. “A promessa de uma vida mais saudável e com melhor qualidade pode começar com uma boa “faxina” na alimentação para recuperar os exageros das festas de final de ano”, avisa a nutricionista Audrey Abe, especialista fisiologia do exercício pela Escola Paulista de Medicina- UNIFESP.

A nutricionista explica também que alimentar-se corretamente e dormir bem são fatores fundamentais nessa fase de desintoxicação, para revitalizar a energia desgastada. “Com o objetivo de desintoxicar o organismo, é importante fazer várias refeições leves durante o dia. Ficar em jejum não é interessante, pois após um longo período sem se alimentar, o organismo prefere estocar como reserva o máximo de energia possível por não saber quando a próxima refeição será realizada. Isso retarda o metabolismo, e dificulta a eliminação de toxinas.”

Confira 7 dicas preparadas pela nutricionista Audrey Abe e um exemplo de cardápio para eliminar as toxinas do organismo:

  1. Invista em alimentos naturais e, se possível, orgânicos (aqueles sem agrotóxicos).
     
  2. Aposte nas frutas cítricas e vermelhas. Elas são fonte de grande quantidade de antioxidantes com ação anti-inflamatória e hepatoprotetora.
     
  3. Entre os vegetais, prefira as hortaliças, do grupo das brássicas ou crucíferas (couve-flor, repolho, brócolis, couve-manteiga, couve de bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula). “Eles contém compostos bioativos que favorecem a eliminação de toxinas e têm função antitumoral (prevenção de câncer)”, diz a nutricionista.
     
  4. Consuma castanhas, amêndoas, avelãs e nozes, alimentos do grupo das oleaginosas são ricos em vitamina E, ômega-3, e diversos minerais com ação antioxidante e anti-inflamatória.
     

  5. Prefira carnes mais magras, cereais integrais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), e sementes (linhaça, semente de abóbora e girassol).
     

  6. Água e água de coco são boas opções para hidratar, e eliminar toxinas por meio da diurese. “Além disso, alguns chás, como chá-verde, contém substâncias da própria erva (catequinas, quercetinas e teaflavinas) com ação antioxidante, e ajudam a transformar toxinas em moléculas solúveis em água, facilitando a excreção”, ensina Audrey.
     
  7. Evite ou exclua alimentos industrializados que contêm muito conservante assim como os que apresentam alto potencial alergênico (leite e derivados, glúten, cereais refinados, açúcares, adoçantes, corantes, café e álcool).

Sugestão de cardápio:

Café da Manhã

- 1 copo de suco verde (250 ml de água, 1 folha de couve-manteiga, 1 maçã);
- 1 fatia de pão de forma sem glúten;
- 1 ovo mexido com 1 fatia de tofu e salsinha.

Lanche da Manhã 1

- 1 xícara de chá-verde

Lanche da Manhã 2

- 1 castanha do Pará
- 2 damascos secos


Almoço

- Salada (½ prato de rúcula + 1 col. sopa de nabo ralado + 1 col. sopa de cenoura cozida + ½ col. sopa de semente de girassol + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem);
- 4 col. (sopa) de arroz integral;
- 1 unidade de filé de frango grelhado com alho e cebola.
- 2 col. (sopa) de espinafre refogado

Lanche da Tarde 1

- 1 xícara de chá-verde

Lanche da Tarde 2

- 3 unidades de torrada integral sem glúten;
- 1 col. de sopa de pasta de grão-de-bico.

Jantar

- 2 conchas de sopa de legumes com quinua;
- 1 filé de pescada cozido com salsinha e azeite;
- 1 fatia de abacaxi.

Lanche da Noite

- 1 xícara de chá de erva-doce.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoBem-estarDietasEmagrecimentoSaúde e boa formaTrigo

Mais de Casual

Antonio Forjaz, da Sportingbet, mostra a rotina multiesportiva de um executivo

O Brasil é apaixonado por picapes, e o CEO da Ford América do Sul sabe o motivo

A melhor mesa de restaurante do Rio de Janeiro fica no Copacabana Palace

Por que Santa Catarina concentra metade da produção de barcos de lazer do país?

Mais na Exame