No ranking de 2011 apontava o Corinthians na posição 140; o primeiro colocado brasileiro foi o Santos, em nono no geral (Rodolfo Buhrer)
Da Redação
Publicado em 3 de outubro de 2012 às 10h29.
São Paulo - Os ventos estão, nos últimos anos, realmente soprando a favor do Corinthians. Além dos títulos, do estádio e dos patrocinadores generosos, o clube tem também ganhado cada vez mais visibilidade internacional — se destacando pelo faturamento, pelo valor da marca e pelo desempenho do time.
Desta vez, o ranking vem da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês) que publica anualmente a lista dos melhores times do mundo. Nela, o Corinthians ocupa a sétima colocação, juntamente com o Bayern de Munique. É o time mais bem colocado entre os brasileiros. Em seguida vem Santos (13º), Fluminense (15º), Vasco da Gama (17º), Internacional (36º), Grêmio (67º), Flamengo (77º) e São Paulo (81º).
O novo ranking é particularmente interessante pela grande diferença que apresenta em relação ao ranking do ano passado. O Corinthians, por exemplo, estava na posição 140 em 2011 e o primeiro colocado brasileiro foi o Santos, em nono.
Mas o que não mudou foi o primeiro colocado: o Barcelona, claro. O time espanhol vem mantendo uma hegemonia no futebol internacional já há alguns anos e já é também o primeiro colocado no ranking dos melhores de todos os tempos, seguido pelo Manchester e o Real Madrid.
Apesar da excelente performance do Corinthias, não é o clube mais bem colocado da América do Sul. A frente do brasileiro está o Universidad de Chile (segundo no ranking) e o Boca Juniors da Argentina (terceiro no ranking).