Conheça Operação Big Hero, primeira animação da Disney baseada em HQs da Marvel
Chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 25 de dezembro a animação Operação Big Hero (ou Big Hero 6), a primeira da Disney baseada em HQs da Marvel. O filme...
Da Redação
Publicado em 24 de dezembro de 2014 às 08h15.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h48.
Chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 25 de dezembro a animação Operação Big Hero (ou Big Hero 6), a primeira da Disney baseada em HQs da Marvel.
O filme tem como protagonistas o jovem gênio japonês Hiro Hamada e seu robô bolha Baymax. Ambos vivem na cidade de San Fransokyo apenas com a tia do garoto.
A simpática e atrapalhada máquina foi criada pelo irmão de Hiro, Tadashi, e serviria como assistente pessoal de saúde. Seu propósito, em resumo, é cuidar dos outros.
O garoto, no entanto, acaba vendo potencial em Baymax depois que ambos são atacados por um estranho vilão que usa a mente para controlar um exército de nanorrobôs.
Como ninguém os leva a sério, a solução encontrada pela dupla é se preparar e formar um esquadrão de heróis eles mesmos.
Para isso, ambos contam com a ajuda dos amigos de Hiro: Go Go Tomago, Wasabi, Honey Lemon e Fred, todos inclusive o garoto devidamente equipados com apetrechos tecnológicos.
Cada um deles tem sua especialidade e, consequentemente, poder especial. Tomago, por exemplo, é a mais acelerada, e veste uma espécie de armadura com escudos funcionando também como rodas e armas que seguem o mesmo conceito dos Maglev, aqueles trens que levitam com a ajuda do magnetismo.
Já Wasabi é um pouco neurótico e preza pela precisão nos detalhes. Também especialista em artes marciais, ele une esses dois lados na armadura equipada com afiadas lâminas de plasma.
Fred é viciado em quadrinhos e monstros, o que explica mais ou menos sua forma transformada: um kaiju cuspidor de fogo. Nas HQs, o personagem tem o apelido Fredzilla.
Honey Lemon é especialista em química, e por isso carrega consigo algumas esferas que, quando arremessadas, podem tirar sua equipe de quase qualquer confusão. Nas HQs, esses itens criam buracos de minhoca (wormholes).
Por fim, os dois protagonistas: Hiro é um gênio da robótica e usa seu talento para transformar Baymax em uma máquina de batalha que ainda assim preserva a função de origem, que é tomar conta dos outros.
Um pouco de história O esquadrão Big Hero 6 apareceu pela primeira vez na edição 17 das HQs da Tropa Alfa, em 1998, e foi criado por Steven T. Seagle and Duncan Rouleau.
Os heróis, no entanto, tinham um visual bem mais agressivo e carregavam algumas boas diferenças para os personagens do longa. Fred, por exemplo, não virava um monstro simpático, e sim um kaiju do porte de Godzilla.
Baymax, por sua vez, estava longe de ser só um robô de armadura: nos quadrinhos, ele podia se transformar também em um enorme dragão.
E essas são só algumas diferenças que a animação carrega em relação à publicação, que acabou até deixada de lado pela Marvel que não pretende lançar novas histórias tão cedo.
Aliás, Operação Big Hero não é considerada nem parte do universo cinematográfico da editora o filme entrou para o mundo dos filmes da Disney, junto dos divertidos Frozen e Detona Ralph, por exemplo.
De qualquer forma, Operação Big Hero estreia nos EUA no próximo dia 7 de novembro, e chega ao Brasil apenas no Natal. O filme tem direção de Don Hall (de Ursinho Pooh) e Chris Williams (Bolt: Supercão).
A produção é de Roy Conli (Enrolados, O Corcunda de Notre-Dame). Se quiser ver alguns trailers, os dois em português estão disponíveis aqui e um sem falas está aqui.
Mais lidas
Mais de Casual
5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de anoOs espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024