Exame Logo

Como usar a decoração industrial nos ambientes de sua casa

A arquitetura de apartamentos nova-iorquinos inspirou o surgimento de um estilo de decoração industrial. Saiba como replicá-lo em sua casa

Decoração estilo industrial: veja dicas para sua casa (Viva Decora/Divulgação)

Guilherme Dearo

Publicado em 10 de agosto de 2019 às 07h00.

Última atualização em 10 de agosto de 2019 às 07h00.

Nem tudo na vida precisa ser perfeito. As coisas não precisam ser lisas, claras, bem acabadas e simétricas para serem perfeitas. Há certa beleza no imperfeito também. Isso é algo que muitos artistas defendem.

E até há estilos de decoração que se baseiam na ideia de unir os opostos para obter propostas de interiores com resultado visual mais atraente. Um exemplo é o estilo industrial. Quer saber mais? Confira:

Veja também

Projeto de Pietro Terlizzi (Pietro Terlizzi)

O que seria uma decoração industrial?

O aparecimento de um novo modelo de arquitetura fez surgir também um novo estilo de decoração de interiores, este recebeu o nome de industrial. Ele tem tudo a ver com moradias urbanas. Tem uma “pegada” mais jovial.

O modelo é altamente requisitado por muita gente que solicita propostas de design de interiores. Primeiro, por seu visual moderno. Segundo, porque, dependendo do caso, pode ser bastante econômico.

Projeto da Metrik Design (Viva Decora)

Onde teria surgido o estilo industrial?

A grande crise econômica norte-americana da década de 1930 acabou impactando o urbanismo de Nova York. Na região central da cidade, muitas empresas fecharam as portas.

Algumas deixaram para trás prédios e galpões abandonados que ameaçaram virar casas para desabrigados e marginais. A medida preventiva do governo foi transformar estas edificações em moradias diferenciadas para artistas em ascensão. Deu certo.

Não demorou muito e as pessoas passaram solicitar aos arquitetos que copiassem os modelos desses ousados apartamentos nova-iorquinos. E o que estes imóveis tinham de mais?

Ambientes abertos e integrados; grandes panos de janelas; uma iluminação natural abundante; e superfícies estilosas, em materiais aparentes. Por incrível que pareça, com a decoração certa, podiam ser, potencialmente, lares confortáveis.

Projeto de 1:1 arquitetura:design (Viva Decora)

Agora, se nem todos podiam viver nestes imóveis, era possível tentar imitar o mesmo “clima fabril”. Muitos arquitetos e designers de interiores destacaram quais eram os elementos que não poderiam faltar nas ambientações desses apartamentos. Eles listaram as características principais e passaram a replicar em outros lugares. Eis como surgiu o estilo de decoração industrial.

Quais as principais características da decoração industrial?

Se a pessoa não conhece o estilo de decoração industrial, pode ter uma ideia ruim do que seja. Isso porque muitos ambientes de arquiteturas industriais são frios e sem graça. Porém, até isso vem mudando. E quando se trata das arquiteturas em estilo industrial voltadas para moradia, muitos elementos são manipulados para que os espaços tornem-se mais bonitos, convidativos e confortáveis.

Portanto, diferente do que muitos pensam, a decoração industrial é, sim, bastante agradável. Se o resultado não foi este é porque a pessoa não soube aplicar o estilo adequadamente aos espaços de sua casa.

O certo é conseguir cenários harmoniosos, de visual limpo e sóbrio, mas ao mesmo tempo divertidos e repletos de detalhes ultra criativos e ousados. Não tem como deixar de admirar e de se surpreender com eles!

Decoração industrial (Viva Decora)

Como transformar a casa no estilo industrial?

É possível decorar um imóvel comum no estilo industrial. Claro que isso não vai atingir o mesmo charme dos lofts e studios de Nova York citados anteriormente. Mas a transformação, sem dúvidas, deve surpreender positivamente. Se você quer tentar fazer uma mudança assim em sua casa, acompanhe algumas dicas.

Decoração industrial (Revista Viva Decora/D&D Show)

Ideias no campo da arquitetura

Para começar a transformar sua casa no estilo industrial, coloque em prática algumas ideias de arquitetura. Por exemplo, investir em revestimentos como placas de ladrilho, madeira, blocos de tijolos, e cimento queimado.

Projeto da 1:1 arquitetura:design (Viva Decora)

Se possível, retirar paredes e fazer a integração de ambientes. Usar aberturas metálicas sem pintura. Deixar encanamentos a mostra - principalmente os de cobre. E fazer extensões de luz com fios comuns, trilhos e lâmpadas.

Projeto da Verassiano Arquitetura (Viva Decora)

Ideias no campo da decoração de interiores

Agora vem a parte mais interessante, o que se pode fazer quanto à decoração. Primeiro tem a questão do mobiliário, que é o mais importante.

O bacana do estilo industrial são os contrastes. Vale a pena investir em peças novas e antigas – até mesmo com aparência desgastada – para serem usadas num mesmo ambiente. Uma dica bacana é investir também em itens reciclados, como rodas, pneus, pallets e mais.

Projeto de Casacor Brasília 17 (Viva Decora)

Quando não se podem deixar os materiais das estruturas à mostra, a alternativa são as imitações. Existem papéis de parede e revestimentos cerâmicos que imitam muito bem tijolos e texturas de cimento.

Fica legal também usar de pano de fundo uma pintura lisa em tom neutro. Até mesmo as maiores peças do mobiliário podem ser em cores como branco, preto e cinza. Mas tem-se que cuidar da frieza e monotonia excessiva.

Projeto de RBP Arquitetura e Interiores (Viva Decora)

Um toque e outro de cor, brilho e movimento nos cenários será essencial. Mas tudo isso tem que ser cuidadosamente adicionado às composições para a decoração não entrar em desarmonia.

-(Viva Decora)

O estilo industrial foi inspirado em ambientes de indústrias, mas, quando aplicado a espaços residenciais, precisa ser adaptado. Faça o possível para “aquecer” as coisas e deixar tudo mais interessante! Seja criativo e você conseguirá um efeito incrível.

Estas dicas de decoração em estilo industrial foram criadas pela equipeViva Decora.

Acompanhe tudo sobre:ArquitetosArquiteturaCasasDecoraçãoDesign

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame