Como identificar se seu charuto cubano é mesmo verdadeiro
De 10 charutos cubanos comercializados no Brasil, 8 são falsificados: selos, marcas d'água e até mesmo o código de barras são elementos que podem te livrar de um engano
Matheus Doliveira
Publicado em 3 de março de 2021 às 09h26.
Felizmente, hoje, com o advento da internet, pessoas, coisas e lugares estão há um clique de distância e com isso a demanda de vários produtos explodiu.
Seu dinheiro está seguro? Aprenda a proteger seu patrimônio
Não é diferente com nosso puro*, a demanda pelo tabaco cubano cresce exponencialmente a cada ano, tanto que as fábricas não conseguem mais nem seguir à risca o tempo para cada processo de produção, e não escrevo isso para depreciar, mas sim enaltecer, pois o charuto ao decorrer dos anos se tornou algo tão desejado no mundo que as fábricas fazem de tudo para poder atender a demanda.
Agora imaginem um país como Cuba que tem aproximadamente o tamanho do nosso estado de Pernambuco, assumir uma demanda mundial por seus tabacos, com certeza alguns de nós ficaríamos sem, ainda mais com o crescente consumo dos países asiáticos.
Com isso infelizmente de 10 puros* cubanos comercializados hoje no Brasil 08 são falsificados. Por isso venho até vocês com este bate papo, pois muitos charuteiros querem somente fumar a anilha*, mas se esquecem que não sabemos a origem do produto falso, isso é muito perigoso, colocamos o produto na boca, consequentemente nosso corpo vai absorver essas substâncias desconhecidas, então o charuto falsificado é muito mais perigoso e irresponsável do que uma réplica de relógio ou tênis, é algo que afeta a nossa saúde.
Agora abaixo vamos mostrar como identificar o puro cubano verdadeiro, mostrando as etiquetas de fabricação, importação e algumas marcas d’água que já vem alguns produtos.
- Verificação de autenticidade selo Holográfico República de Cuba, quando colocado na luz negra aparece um brasão
- Selo Denominación de Origen Protegida (D.O.P)
- Selo holográfico do distribuidor exclusivo de Habanos no Brasil, a Emporium Cigars*
- advertência da Anvisa
- Código de barras do selo holográfico da República de Cuba, para consulta no aplicativo Emporium Cigars Scan e no site Habanos
- Códigos aparecem nas anilhas dos charutos Montecristo e Cohiba quando colocados na luz negra
E como podemos ver na última imagem, todas as caixas de charutos cubanos vem com o selo da Emporium Cigars que é a única importadora dos charutos HABANOS no Brasil.
Então amigos para finalizar, muito cuidado ao comprar seu puro cubano, compre sempre em lojas conhecidas e de tradição e lembrem-se a venda on-line de tabaco no Brasil é proibida. (acho que não deveria), então fiquem ligados porque além do dinheiro desprendido é algo possivelmente prejudicial à nossa saúde.
Indicações onde comprar:
Lenat
Endereço: Rua Haddock Lobo n°844, SP
Contato: (11) 2309.6002
Instagram: @tabacarialenat
Esch SP
Endereço: Alameda Lorena n°1899, SP
Contato: (11) 3062.2285
Instagram: @esch_cafe
Esch RJ
Endereço: Rua Dias Ferreira n°78. Leblon/RJ
Contato: (21) 3486.9577
Instagram: @esch_cafe
* puro: charuto feito 100% no país da semente até distribuição
* anilha: rótulo do produto