Exame Logo

Como usar o Whey Protein para turbinar o corpo sem riscos

Consumir na quantidade certa e nos horários adequados são atitudes importantes para que o produto renda bons resultados

Suplemento (Thinkstock/Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 11h31.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h42.

São Paulo – O chamado “Whey Protein” deixou de ser alimento exclusivo dos marombeiros e se tornou uma verdadeira febre entre homens e mulheres que desejam alcançar um corpo saudável , magro e definido. O produto nada mais é do que um suplemento tirado do soro do leite, rico em proteínas . Se consumido da maneira adequada, ele pode ser um bom aliado da saúde. De acordo com a nutricionista da área esportiva Bianca Evans, embora algumas pessoas usem a fórmula em dietas para perder peso, os principais benefícios desse item são ajudar o processo de regeneração das fibras musculares e favorecer o ganho de massa muscular. O problema é se o whey é usado de maneira incorreta, sem acompanhamento profissional de um médico ou nutricionista. “O uso indiscriminado e sem orientação pode resultar na sobrecarga dos rins e fígado”, afirma a especialista. Para não correr esse risco, você confere nas imagens algumas informações essenciais sobre o suplemento para conquistar o corpo dos sonhos.
  • 2. Whey Protein é bom apenas para quem malha

    2 /7(Thinkstock)

  • Veja também

    Segundo a nutricionista Bianca Evans, o suplemento proteico à base de soro de leite é indicado somente para atletas e pessoas que praticam atividade física, já que sua finalidade é suprir as perdas causadas pelo exercício e ajudar a recuperar as fibras musculares rompidas.
  • 3. Não é recomendável substituir refeições por Whey

    3 /7(Thinkstock)

  • Para aqueles que desejam emagrecer, Bianca deixa claro: o Whey Protein não pode ser utilizado como substituto de refeições (café, almoço ou jantar), pois, como já foi dito, é feito para satisfazer as necessidades de quem pratica exercícios. “O máximo que se pode fazer é substituir um lanche pós-treino, de acordo com a rotina e os horários da atividade física”.
  • 4. Se não consumido corretamente, Whey pode engordar

    4 /7(Thinkstock)

    É isso mesmo. A nutricionista alerta que, sem o acompanhamento adequado de um profissional, o tiro pode sair pela culatra. Se o desejo da pessoa é basicamente emagrecer (e não ganhar músculos), melhor do que ingerir o suplemento é tomar um shake substituto parcial de refeição, sem se esquecer de levar uma rotina alimentar saudável e equilibrada. Isso porque, segundo Bianca, o whey é mais calórico do que a bebida sugerida pela nutricionista.
  • 5. Suplemento deve ser consumido apenas nos dias de treino

    5 /7(Thinkstock)

    Para evitar os possíveis danos causados pelo uso indiscriminado, como a sobrecarga nos rins e no fígado, Bianca afirma que o Whey deve ser consumido somente se a pessoa fez atividade física e até 30 minutos depois do treino. “No dia em que não fizer exercício, não se deve tomar”, diz.
  • 6. Consumo deve ser indicado e acompanhado por especialista

    6 /7(Thinkstock)

    “Um indivíduo tem, em média, a capacidade de absorver até 25g de proteína no pós- treino, mas a quantidade limite deve ser determinada por um médico ou nutricionista”, afirma Bianca. Ela informa que esse cálculo é próprio para cada indivíduo e leva em conta a rotina de exercícios, o sexo, a idade, o peso e outras informações relevantes sobre o paciente. São esses especialistas que irão dizer se o indivíduo precisa (e de quanto precisa) do whey para definir os músculos.
  • 7. Veja, agora:

    7 /7(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:AlimentosExercícios FísicosProteínasSaúdeSaúde e boa formaTrigo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame