Com Jacobs, Europa tem primeiro ouro nos 100 metros rasos em 29 anos
Nascido nos EUA, corredor italiano surpreendeu ao correr abaixo dos 10s pela primeira vez na carreira e vencer a prova mais cobiçada do atletismo
Reuters
Publicado em 1 de agosto de 2021 às 13h59.
Última atualização em 2 de agosto de 2021 às 16h49.
Marcell Jacobs conquistou uma vitória surpreendente na final dos 100 metros rasos dosJogos de Tóquio neste domingo, tornando-se o primeiro italiano a ganhar o título mais cobiçado do atletismo e batendo o recorde europeu com 9,80 segundos.
O norte-americano Fred Kerley levou a prata em sua melhor marca pessoal, 9s84, com o canadense Andre de Grasse repetindo seu bronze de 2016 com o tempo de 9s89.
Na classificatória, Jacobs já havia cravado recorde europeu com 9s84 para se tornar o primeiro italiano a chegar à final. Mas, mesmo no confronto mais aberto em décadas, o atleta que nunca tinha corrido abaixo de 10 segundos até este ano ainda parecia longe de ser o primeiro vencedor europeu desde o britânico Linford Christie em 1992.
Depois que o britânico Zharnel Hughes foi desclassificado por uma falsa largada, aumentando a tensão, Jacobs teve uma largada explosiva e manteve o ritmo para uma vitória incrível.
"É meu sonho desde criança", disse Jacobs, que nasceu nos Estados Unidos, mas se mudou para a Europa com a mãe italiana quando tinha um mês de idade.
“Preciso de uma semana ou mais para entender o que aconteceu. Ver (seu compatriota) Gimbo (Tamberi) ganhar o ouro do salto em altura (10 minutos antes) me deixou muito animado."
"Ganhei um ouro olímpico depois de Usain Bolt , é inacreditável", acrescentou ele.