Exame Logo

Com Jacobs, Europa tem primeiro ouro nos 100 metros rasos em 29 anos

Nascido nos EUA, corredor italiano surpreendeu ao correr abaixo dos 10s pela primeira vez na carreira e vencer a prova mais cobiçada do atletismo

Marcell Jacobs comemora ouro nos 100m rasos: "Ganhei um ouro olímpico depois de Usain Bolt, é inacreditável" (Andrew Boyers/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 1 de agosto de 2021 às 13h59.

Última atualização em 2 de agosto de 2021 às 16h49.

Marcell Jacobs conquistou uma vitória surpreendente na final dos 100 metros rasos dosJogos de Tóquio neste domingo, tornando-se o primeiro italiano a ganhar o título mais cobiçado do atletismo e batendo o recorde europeu com 9,80 segundos.

O norte-americano Fred Kerley levou a prata em sua melhor marca pessoal, 9s84, com o canadense Andre de Grasse repetindo seu bronze de 2016 com o tempo de 9s89.

Veja também

Na classificatória, Jacobs já havia cravado recorde europeu com 9s84 para se tornar o primeiro italiano a chegar à final. Mas, mesmo no confronto mais aberto em décadas, o atleta que nunca tinha corrido abaixo de 10 segundos até este ano ainda parecia longe de ser o primeiro vencedor europeu desde o britânico Linford Christie em 1992.

Depois que o britânico Zharnel Hughes foi desclassificado por uma falsa largada, aumentando a tensão, Jacobs teve uma largada explosiva e manteve o ritmo para uma vitória incrível.

"É meu sonho desde criança", disse Jacobs, que nasceu nos Estados Unidos, mas se mudou para a Europa com a mãe italiana quando tinha um mês de idade.

“Preciso de uma semana ou mais para entender o que aconteceu. Ver (seu compatriota) Gimbo (Tamberi) ganhar o ouro do salto em altura (10 minutos antes) me deixou muito animado."

"Ganhei um ouro olímpico depois de Usain Bolt , é inacreditável", acrescentou ele.

Acompanhe tudo sobre:AtletismoOlimpíada 2021

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame