Casual

Catherine O’Hara, atriz de Hollywood, morre aos 71 anos

Reconhecida por papéis em 'Esqueceram de Mim' 'The Studio' e 'The Last of Us', artista teve carreira recheada de prêmios

Catherine O'Hara: atriz participou da série 'The Studio', da Apple TV+ (Rodin Eckenroth/FilmMagic/Getty Images)

Catherine O'Hara: atriz participou da série 'The Studio', da Apple TV+ (Rodin Eckenroth/FilmMagic/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 30 de janeiro de 2026 às 15h40.

Última atualização em 30 de janeiro de 2026 às 16h16.

A atriz Catherine O’Hara, reconhecida pelos papéis em Esqueceram de Mim e Schitt's Creek, morreu nesta sexta-feira, 30, aos 71 anos. A informação foi confirmada pelo empresário da artista à revista People e ao portal TMZ. A causa da morte não foi informada.

O'Hara encerra uma trajetória de mais de cinco décadas em frente às telas, marcadas por grandes personagens e prêmios importantes — o Emmy e o Globo de Ouro entre eles, pelo papel como Moira Rose em Schitt's Creek.

Nos últimos anos, a atriz ganhou mais prestígio ao estrelar em séries de destaque, como The Last of Us The Studio. Catherine O'Hara deixa o marido, o designer de produção Bo Welch, e dois filhos, Matthew e Luke.

Catherine O'Hara emmys

Catherine O'Hara: atriz ganhou o Emmy de melhor atriz por seu trabalho em

Do Canadá para o mundo

Nascida em Toronto, O’Hara iniciou a jornada nas telonas em 1974, na trupe de improviso The Second City, celeiro de grandes nomes do show business. Foi lá que iniciou a sintonia com Eugene Levy, uma das mais longevas e produtivas da história do entretenimento, que rendeu em 2020 os prêmios de Schitt's Creek.

Mas foi como a angustiada Kate McCallister, a mãe de Kevin (Macaulay Culkin) na franquia Esqueceram de Mim (1990), que ela conquistou o público global.

A colaboração de O’Hara com diretores visionários foi um dos principais motores de sua carreira — Tim Burton entre eles. A atriz foi uma peça fundamental no universo do cineasta ao dar vida à inesquecível Delia Deetz em Os Fantasmas Se Divertem (1988). Em 2024, a atriz retornou ao papel em Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, acompanhada de Jenna Ortega, Michael Keaton e Wynona Rider.

Além de Burton, a canadense foi figura central nos mocumentários de Christopher Guest, como O Melhor do Show (2000) e A Mighty Wind (2003). Nessas produções, explorou a capacidade de improvisação, herdada dos tempos de TV, para criar sátiras afiadas sobre o comportamento humano e o mundo das celebridades.

Recentemente, a atriz viveu um novo ápice no valor de mercado e prestígio ao interpretar a excêntrica Moira Rose em Schitt's Creek (2015-2020). O papel, que se tornou um fenômeno de streaming, rendeu a Catherine cinco prêmios canadenses consecutivos, o Emmy de Melhor Atriz Principal em Série de Comédia em 2020 e um Globo de Ouro, em 2021.

Por sua contribuição às artes, Catherine foi nomeada oficial da Ordem do Canadá em 2018 e recebeu o Prêmio de Realização Artística pelo Governador Geral em 2020.

Acompanhe tudo sobre:MortesHollywoodAtores e atrizes

Mais de Casual

Os 6 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Rosewood São Paulo lança 'Muvuca', vinho tinto próprio

O mercado de relógios cai por mais um ano. Mas marcas premium seguem em alta

Cruzeiro sem conexão nos EUA vira trunfo da Royal Caribbean