5 casos de plágio que abalaram o mundo da música
Recentemente, os músicos Pharrell Williams e Robin Thicke foram condenados por plagiar a música "Got To Give It Up" (1977) de Marvin Gaye
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2015 às 17h28.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h48.
São Paulo - Criatividade é um atributo essencial para músicos , mas repaginar outros sons também faz parte do processo. O problema surge quando a inspiração dá lugar ao plágio . O caso mais recente noticiado foi o da condenação de Pharrell Williams e Robin Thicke, que, segundo um tribunal federal dos Estados Unidos, considerou que os artistas copiaram a música "Got To Give It Up" (1977), de Marvin Gaye, na criação de "Blurred Lines" (2013). Eles foram obrigados a pagar 7,3 milhões de dólares aos herdeiros de Gaye. Além deles, há vários outros casos semelhantes no mundo musical. Confira nas imagens as músicas acusadas e, na sequência, os "originais" correspondentes.
Quando lançou o single "Roar", a cantora Katy Perry foi acusada de plágio pelos fãs da também cantora Sara Bareilles. A introdução das duas músicas é, de fato, muito parecida.
Apesar das acusações de plágio e da real semelhança, a cantora Sara Bareilles não se importou com isso e afirmou, em entrevista, que gosta de Katy e que não há rivalidade entre elas.
O músico Gotye sofreu um processo da família do violonista brasileiro Luiz Bonfá, com a acusação de plágio A faixa "Somebody that I used to know" contém um sample de "Seville", composta em 1967 pelo musicista.
Após mover o processo contra Gotye, a família conseguiu fechar um acordo com o artista, em 2011. Ficou acertado que o brasileiro receberia a coautoria da faixa e participação nos royalties. Até 2013, os representantes do músico plagiado já tinham recebido mais de 1 milhão de dólares.
O grupo de rock Led Zeppelin foi acusado de plágio depois de lançar a música “Whole Lotta Love”, inspirada em “You Need Love”, composta por Willie Dixon.
Depois do suscesso de "Whole Lotta Love", Willie Dixon processou o Led Zeppelin e eles entraram em um acordo extrajudicial. Assim, Dixon passou a ser considerado como coautor da música.
Um dos grandes sucessos do Radiohead, "Creep" também foi alvo de acusação de plágio. A música foi comparada com "The Air That I Breathe", do grupo The Hollies.
Depois de entrar na justiça contra o Radiohead, a banda The Hollies conseguiu ter o direito de colocar os músicos Albert Hammond e Mike Hazlewood como coautores da faixa.
O cantor americano Rod Stewart se inspirou além da conta no refrão da música “Taj Mahal”, de Jorge Ben, e fez um ritmo muito parecido para a faixa “Do ya think I’m sexy?”.
Os representantes do brasileiro entraram com ação contra o americano pelo plágio, mas o problema foi resolvido em acordo extrajudicial. Stewart assumiu que pode ter copiado "inconscientemente" o trabalho de Jorge Ben e abriu mão dos royalties da faixa.
Mais lidas
Mais de Casual
5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações onlineCasio lança anel-relógio em comemoração aos 50 anos do 1º modelo digitalPrédio residencial para aluguel oferece mais de 30 áreas de lazer, incluindo cinema e até karaokêBruno Gagliasso e Giovanna Ewbank abrem as portas do rancho para hospedagem no Airbnb