35 carros que devem chegar ao mercado brasileiro em 2015
Confira o que as montadoras reservam para o mercado do Brasil neste ano
Da Redação
Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 17h52.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h52.
São Paulo – Depois de um 2014 marcado por queda de mais de 7% nas vendas de carros no Brasil, 2015 não deverá ser um ano fáci l para as montadoras . Mesmo assim, elas estão repletas de novidades que devem chegar ao mercado brasileiro, para, pelo menos, não ver os números caírem ainda mais. Confira nas imagens alguns dos modelos previstos para desembarcar no país neste ano.
O novo Fiat Bravo chega às lojas em fevereiro deste ano, com design repaginado, antes da substituição do modelo, prevista para 2016. A versão Absolute deixa o mercado para dar lugar aos modelos Essence, Sporting, T-Jet e Blackmotion. A motorização segue sem mudanças, podendo ser 1.8 16V de 132 cv de potência e 1.4 16V Turbo de 152 cv.
A Fiat deve apresentar, no segundo semestre deste ano, seu mais novo modelo de picape, baseado no conceito FCC4 (foto), apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2014. O carro ainda não tem nome oficial e será fabricado na fábrica da montadora em Goiana, Pernambuco.
A Audi vai lançar, ainda neste ano, os modelos TT (cupê) e TT Roadster (conversível). O primeiro deve chegar ainda no primeiro semestre às lojas brasileiras. No país, o TT será comercializado em duas configurações: motor 2.0 TFSI de 230 cv e motor TTS com bloco 2.0 TFSI de 310 cv. Já o Roadster deve chegar ao país com motor 2.0 a gasolina de 230 cv.
Primeiro veículo híbrido da Audi, o A3 Sportback E-Tron chega ao Brasil neste ano. O carro faz até 66 quilômetros por litro de combustível e tem autonomia de 940 quilômetros, se rodar na velocidade de 50 km/h. O modelo é movido por dois motores: um de combustão, 1.4 turbo com 150 cv, e outro elétrico, que gera 102 cv. Juntos os motores têm potência de 204 cavalos.
Com tração nas rodas dianteiras (quebrando a tradição da BMW), o Série 2 Active Tourer é um dos principais lançamentos da montadora em 2015. A previsão de chegada do modelo às lojas é o primeiro semestre do ano. O motor será 2.0, com 231 cavalos de potência.
A versão do Mini Cooper de 2015 tem cinco portas e duas opções de motor: um deles é 1.5 turbo de três cilindros e potência de 130 cavalos, e o outro é 2.0 turbo, com potência de 192 cv. O lançamento está previsto para o primeiro trimestre deste ano.
O novo Chery QQ começará a ser produzido na fábrica de Jacareí, em São Paulo, no segundo semestre deste ano. Até lá, a montadora importará o modelo, que vem com motor 1.0 de três cilindros e potência de 69 cavalos.
A montadora chinesa Chery também prepara o lançamento do Celer nacional, fabricado na unidade de Jacareí, em São Paulo. O carro tem motor Acteco Flex 1.5, de 108 cv de potência, e deve chegar às lojas até março de 2015.
O utilitário Tiggo 5 (também conhecido como "Tiggão"), da Chery, também chega ao Brasil no segundo semestre deste ano, porém, inicialmente, as unidades serão importadas. A fabricação em solo nacional só vai acontecer a partir do ano de 2016, em Jacareí, São Paulo. O motor é 2.0 e a potência é de 138 cavalos. Para evitar confusões entre este modelo e o Tiggo 3, a Chery poderá mudar a nomenclatura até o lançamento.
Neste ano, a Ford traz o Ford Focus de cara nova. O modelo traz uma grade difernete na parte dianteira e os faróis afunilados, além de outras mudanças. A motorização permanece a mesma, com propulsores 1.6 de 135 cv e 2.0 de 178 cv. A novidade deve desembarcar por aqui no segundo semestre.
A picape Ford Ranger foi atualizada pela montadora e chegará ao Brasil ainda neste ano, com sua nova configuração. A principal mudança foi a inclusão de novos itens de série nas versões do utilitário, como os sistemas SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.
O SUV Ford Edge está previsto para chegar ao Brasil em 2015. Seu visual já havia sido antecipado na forma de um carro-conceito, mas é a tecnologia que mais chama a atenção no modelo. Câmeras na frente e atrás, sensores, sistemas integrados e assistência eletrônica proporcionarão mais conforto e segurança ao motorista na hora de andar e parar o carro.
Um dos modelos já confirmados pela montadora chinesa Geely, para 2015, é o EC7, que chega em suas versões hatch (RV) e sedã. O automóvel deve apresentar motor 1.8, capaz de gerar 130 cavalos de potência.
O SUV médio da Geely, EX7, está previsto para chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre. O carro tem motor movido a gasolina, 1.8 16 V, com potência de 139 cavalos e câmbio manual de 5 velocidades.
O modelo Honda HR-V está previsto para chegar às lojas em março deste ano. Grande aposta da Honda para 2015, o carro virá com motor 1.8 16V de 140 cavalos de potência e ainda será o primeiro carro da montadora fabricado no Brasil que vem com freio de estacionamento acionado por botão.
Com estreia marcada para o primeiro semestre, o Honda CR-V virá com um visual mais aprimorado, apesar de não trazer alterações muito grandes. O utilitário esportivo médio tem motor 2.0 litros bicombustível, capaz de gerar uma potência de 155 cavalos, e câmbio automático de cinco velocidades.
Até o fim deste ano, a Hyundai trará ao mercado brasileiro o modelo Veloster Turbo repaginado. O carro de três portas poderá vir com motor 1.6, com potência de 204 cavalos.
A versão 2015 do sedã Genesis, da Hyundai, também está prevista para chegar ao país neste ano. O modelo tem motor 3.8 de 315 cavalos de potência e um de seus principais atributos é a segurança. O sistema do veículo é capaz de, por exemplo, controlar a velocidade se houver um radar de velocidade no caminho, alertar sobre o ponto cego e sobre a mudança de faixa, evitando manobras perigosas causadas pelo sono.
Baseado no modelo S3, o JAC T5 é a aposta da montadora para o mercado de SUV's neste ano, no Brasil. No design, o veículo traz uma aparência agressiva e atual. O motor será o 1.5 16V VVT Jet Flex, de 127 cavalos com etanol e 125 cavalos na gasolina.
A chegada do Jepp Renegade ao Brasil está prevista para acontecer a partir de abril. Devem ser lançadas no país três configurações de motor. Uma, com tração 4X2, motor 1.8 flex de 132 cavalos de potência. Outra, com trações 4X2 ou 4X$, motor 2.0 a diesel e 172 cv, e, por fim, uma terceira, com tração 4X4, motor 2.4 a diesel e potência de 186 cv.
Mais espaçoso e arrojado, o novo Kia Sorento chega ao Brasil a partir de março deste ano. Além da mudança no design, o SUV recebeu tecnologias como detector de ponto cego, abertura do porta-malas elétrica, comando de som no volante e ar-condicionado com display digital. O modelo que será lançado no país deverá ter câmbio automático de seis marchas e motores 2.4 com potência de 171 cavalos ou V6 3.5 de 270 cv.
O modelo Kia Carnival deve chegar ao mercado no mês de março, com design mais moderno. O lançamento deve ter motor V6 3.3, com potência de 270 cavalos e transmissão automática de seis velocidades.
Também previsto para março, o Kia KX3 traz motor 1.6 a gasolina, com potência de 123 cavalos. O design do carro se inspirou no Hyundai ix25 e no carro conceito exibido no Salão de Guangzhou, na China.
Substituindo o Freelander 2, o SUV Discovery Sport é um dos lançamentos da Land Rover para 2015. Em 2016, ele passará a ser produzido na fábrica da montadora em Itatiaia, no Rio de Janeiro. O modelo tem capacidade para sete pessoas e dois tipos de motorização: 2.0 a gasolina, de 240 cv, e 2.2 turbodiesel (de 150 cv ou 190 cv).
Com motor V6 3.0 a gasolina, de 340 cavalos de potência, o Jaguar XE chega ao Brasil neste ano para concorrer com modelos como o BMW Serie 3 e o Mercedes Benz Classe C. Um dos pontos fortes do automóvel é sua segurança e tecnologia, que inclui sistema inteligente de frenagem de emergência, sensores de ponto cego e câmeras para auxiliar estacionamento, entre outros atributos.
O mercado brasileiro deve receber o SUV X50, da Lifan, a partir do segundo semestre. O motor do carro deve ser 1.5 16V a gasolina, com potência de 103 cavalos e câmbio manual de cinco velocidades.
O sedã C 63 AMG, da Mercedes Benz, está entre os lançamentos de 2015 da montadora. A nova versão da linha traz motor 4.0 V8 biturbo, capaz de gerar 475 cavalos de potência e de chegar de 0 a 100km/h em 4,1 segundos. A velocidade máxima alcançada por ele é de 250 km/h.
Ainda neste primeiro semestre, deve chegar às lojas o Nissan Versa repaginado, fabricado em Resende, no Rio de Janeiro. Além do motor 1.6 16V já existente, o sedã compacto terá uma nova opção de motorização, de 3 cilindros e 1 litro, com potência de 77 cavalos.
As vendas do novo Peugeot 2008 começam no primeiro semestre deste ano e o crossover é uma das principais apostas da montadora para crescer em 2015. O modelo contará com motor 1.6 THP flex, capaz de gerar 173 cavalos de potência, podendo ser de câmbio manual ou automático.
O modelo atual do Peugeot 308 vai conviver com a nova versão, mais sofisticada do modelo. O carro mais recente será importado ainda neste ano e vem para competir diretamente com o Volkswagen Golf e ganhar mais espaço no mercado.
Fabricado na unidade da Volkswagen em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o Jetta 2015 está previsto para estrear em julho deste ano. A motorização será 1.4 flex e 2.0, enquanto o design traz novos faróis e grade dianteira.
A Volkswagen repaginou o Gol para tentar recuperar o baque de ter perdido a liderança nas vendas para o Palio. De acordo com a revista Quatro Rodas, o modelo chega com cara nova por volta de março ou abril deste ano, seguindo o estilo do Polo alemão. Entre os motores disponíveis estão um 1.0 de três cilindros e outro, 1.6 16V.
Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo como o conceito Oroch, a picape da Renault, que chega no segundo semestre, é uma adaptação do Duster. O modelo, fabricado em São José dos Pinhais (Paraná), deverá ter motor 2.0 flex, com tração 4X4 e 142 cavalos de potência.
Apresentado ao público brasileiro no último Salão do Automóvel de São Paulo, o Lexus NX 200t chega às lojas no primeiro trimestre, em duas versões: Luxury e F-Sport, que diferem no design e em alguns adicionais. Ambas possuem a mesma motorização, 2.0 turbo, com 238 cavalos de potência e injeção direta de gasolina.
A segunda geração do Volvo XC90 chega ao Brasil neste primeiro semestre. Seguindo a tradição de voltar foco para segurança, a marca apresenta dois novos sistemas: um de frenagem automática em cruzamentos e outro de proteção para saídas acidentais da pista. Além disso, o SUV estreia com os motores da nova família Drive-E, de quatro cilindros.
Mais lidas
Mais de Casual
8 restaurantes brasileiros estão na lista estendida dos melhores da América Latina; veja rankingNovos cardápios, cartas de drinques e restaurantes para aproveitar o feriado em São PauloA Burberry tem um plano para reverter queda de vendas de 20%. EntendaBernard Arnault transfere o filho Alexandre para a divisão de vinhos e destilados do grupo LVMH