Casual

Os 10 carros elétricos com maior autonomia no Brasil, segundo o Inmetro

Dos dez carros com maior autonomia vendidos no Brasil, cinco são da BMW

BMW iX xDrive50: o carro elétrico com maior autonomia no Brasil. (Divulgação/Divulgação)

BMW iX xDrive50: o carro elétrico com maior autonomia no Brasil. (Divulgação/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Casual

Publicado em 30 de junho de 2024 às 06h48.

Tudo sobreCarros elétricos
Saiba mais

Autonomia é uma característica fundamental para os carros elétricos. Com baterias cada vez mais potentes, em praticamente todo lançamento as montadoras atualizam a quilometragem máxima percorrida pelos carros. No Brasil, a medição é feita pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, por meio de diversos testes.

O programa segue diretrizes definidas desde 2015 para avaliar o consumo energético de carros tanto a combustão quanto elétricos. Os ensaios são baseados na metodologia norte-americana da SAE (Society of Automotive Engineers).

Dos dez carros com maior autonomia vendidos no Brasil, cinco são da BMW. A última atualização da lista do Inmetro foi feita no fim de maio deste ano e incluiu novos lançamentos, como o BYD Tan, que foi o primeiro carro da marca chinesa vendido no Brasil e que passou pela primeira restilização.

O modelo disponível no Brasil que consegue percorrer a maior distância é o BMW iX xDrive50, com 528 quilômetros. O carro foi eleito o mais tecnológico acima de 300 mil reais entre os lançamentos dos últimos 12 meses no ranking EXAME Casual Os Melhores Carros 2022.

Na edição de 2023 do ranking, o seu irmão, o BMW i7, com autonomia de 479 quilômetros, apareceu em primeiro lugar nesta mesma categoria.

Como é feita a medição do Inmetro?

A medição de autonomia feita pelo Inmetro é geralmente mais conservadora que outras internacionais, como a WLTP convenção global de testes de carros. Em média, o valor fica 30% menor que o pelo ciclo WLTP.

De acordo com o Inmetro, a metodologia prevê um fator de correção de 0,3 nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos. "Os fatores de correção já são aplicados há muito tempo, tanto para carros a combustão quanto para os elétricos, e têm o objetivo de aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso nas ruas, trazendo uma informação mais fidedigna do consumo real dos veículos para o consumidor", explica o instituto.

A declaração dos dados de eficiência energética dos elétricos segue a mesma metodologia, definida pela EPA (Environmental Protection Agency) nos Estados Unidos, que utiliza a mesma norma SAE, e que já foi referendada junto às montadoras e importadores de veículos no Brasil desde 2020.

Os carros elétricos com maior autonomia à venda no Brasil

  • BMW iX xDrive 50 - 528 Km
  • BMW i7 xDrive60 - 479 Km
  • Porsche Macan - 443 Km
  • BMW iX M60 - 431 Km
  • BYD Tan - 430 Km
  • BMW i4 - 422 Km
  • Mercedes-Benz EQS450 - 411 Km
  • BMW i5 M60 xDrive - 392 Km
  • Chevrolet Bolt - 390 Km
  • Volvo C40 - 385 Km
yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:CarrosCarros elétricos

Mais de Casual

Entenda como o consumidor de café pode adotar uma postura mais sustentável

Vinho da Geórgia feito com mais de 200 variedades de uvas chega ao Brasil

Ao lado de obras icônicas de Kobra, centro cultural abre exposição com a história da tecelagem de SP

Mais na Exame