Caetano e Tom Veloso concorrem a Gravação do Ano no Grammy Latino
Além da dupla de pai e filho, os brasileiros Nana Caymmi, Giulia Be, Anavitória, Duda Beat e Os Barões da Pisadinha estão entre os indicados à maior premiação de música do continente
GabrielJusto
Publicado em 28 de setembro de 2021 às 18h01.
Última atualização em 28 de setembro de 2021 às 18h31.
Caetano Veloso e seu filho Tom Veloso são os únicos brasileiros a disputarem a categoria Gravação do Ano da 22ª edição do Grammy Latino, que anunciou sua lista de indicados pela Academia Latina da Gravação nesta terça-feira (28). Pai e filho concorrem ao prêmio pela faixa "Talvez", lançada em agosto de 2020.
Entre os brasileiros indicados às principais categorias da premiação, está também Nana Caymmi, única brasileira a concorrer ao Álbum do Ano com "Nana, Tom e Vinícius". A cantora Giulia Be é a única artista brasileira a concorrer na categoria de Artista Revelação.
O sambista Martinho da Vila também será o único brasileiro a receber o honorário Prêmio à Excelência Musical pelo conjunto de sua obra.
Outros nomes brasileiros também lideram as categorias de música em língua portuguesa, como Anavitória, Nando Reis, Vitor Kley, Duda Beat e a banda sertaneja Barões da Pisadinha.
O cantor colombiano Camilo e o dominicano Juan Luis Guerra lideram a lista de indicações da premiação.
Camilo, que ganhou seu primeiro Grammy Latino no ano passado, foi indicado em dez categorias, incluindo Canção do Ano, Gravação do Ano e Álbum do Ano.
O dominicano Juan Luis Guerra alcançou seis indicações, entre elas Gravação do Ano e Álbum do Ano.
As três principais categorias são dominadas por homens, com destaque para a colombiana Paula Arenas, que compete em todas com "A tu lado" e "Mis Amores".
A Academia recebeu mais de 20.000 inscrições em 53 categorias para esta edição, cuja cerimônia será realizada em 18 de novembro em Las Vegas.
"A música latina ganhou popularidade em todo o mundo. A comunidade latina não é apenas um dos grupos mais demográficos, mais numerosos e de mais rápido crescimento nos Estados Unidos, mas sua música também é mais popular do que nunca", disse o comunicado da Academia Latina da Gravação.