Octo Finissimo Ultra: relógio só não é mais fino que uma folha de papel, segundo a marca (Bulgari/Divulgação)
Matheus Doliveira
Publicado em 23 de março de 2022 às 09h00.
Última atualização em 25 de março de 2022 às 18h31.
O novo relógio apresentado pela Bulgari nesta semana só não é mais fino do que uma folha de papel. É assim, com certo exagero, que a marca italiana descreve o Octo Finissimo Ultra, mostrador apresentado em um suntuoso evento em Roma na segunda-feira que nasce como o relógio mecânico mais fino do mundo.
O relógio foi lançado em Roma, mas será uma das estrelas do Watches & Wonders, salão de alta relojoaria que acontece de 30 de março a 5 de abril, em Genebra. O Octo Finissimo Ultra mede apenas 1,8 milímetros de espessura, o mesmo que uma moeda de 20 centavos, e a caixa mede 40 milímetros. O movimento é o BVL Calibre 180, com 50 horas de reserva.
O modelo é o oitavo recorde mundial consecutivo em espessura para a coleção Octo, que conta com outros sete exemplares. O primeiro modelo da linha Octo veio à luz em 2012, e a coleção logo se tornou uma das maiores aventuras relojoeiras do século 21, estabelecendo novos recortes no design a cada nova peça.
Essa semana, uma década depois da versão inaugural, na lendária Piazza della Rotonda, que pela primeira vez hospedou um evento deste calibre, a Bulgari comemorou o 10º aniversário da coleção Octo.
O evento contou com a colaboração da Direzione Musei Statali Città di Roma, do Museo del Pantheon, da Soprintendenza Speciale Archeologia, da Sovrintendenza Capitolina ai Beni Culturali e do Parco Archeologico del Colosseo. "Este marco que estamos estabelecendo com o Octo Finissimo Ultra é de fato a realização de um sonho para a Bulgari", disse Jean-Christophe Babin, CEO marca.